Marte perdeu atmosfera por fortes ventos solares, diz Nasa

5 nov 2015 - 18h26
(atualizado às 19h23)
Foto: Getty Images

A atmosfera de Marte pode ter desaparecido por ação do vento solar, que atinge com grande força o planeta vermelho, o que explicaria o motivo de ter perdido a água que uma vez cobriu o hemisfério norte, informou a Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) nesta quinta-feira.

As descobertas da Missão de Evolução Volátil e Atmosférica de Marte (Maven) da Nasa apontam que o planeta sofre o bombardeio de partículas solares que causam erosão na atmosfera a um ritmo de aproximadamente dez libras por segundo, entre 10 e 20 mais vezes maior que o habitual.

Publicidade

"O que isso nos diz é que a perda pelo espaço foi um processo importante", indicou Bruce M. Jakosky, cientista do Laboratório de Física Espacial e Atmosférica da Universidade do Colorado e pesquisador principal da missão Maven, em entrevista coletiva em Washington.

De acordo com os cientistas da Nasa, há bilhões de anos, em suas origens, o Sol era muito mais ativo e instável, provocando várias tempestades solares que podem ser o motivo de Marte, muito mais exposto que a Terra a esses fenômenos, passasse de ser um planeta úmido ao atual lugar desértico que é agora.

A sonda espacial Maven, lançada em 18 de novembro de 2013 para resolver o mistério de como o planeta vermelho perdeu a maior parte de sua atmosfera e de sua massa de água, entrou na órbita de Marte em setembro e deve completar uma missão de um ano.

Os dados de Maven visam complementar os apresentados pelo robô explorador Curiosity, que revelam que o monte Sharp de Marte, situado dentro da cratera Gale, pode ser formado pelos sedimentos depositados no leito de um lago há milhões de anos.

Publicidade
  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações