Concurso permite batizar exoplanetas que serão observados pelo James Webb

Concurso NameExoWorlds 2022 tem como objetivo unir astrônomos profissionais e o público para sugerir nomes para 20 exoplanetas e estrelas

15 ago 2022 - 15h30
(atualizado às 17h15)

A União Astronômica Internacional (IAU), instituição responsável por "batizar" oficialmente as estrelas, planetas e outros objetos astronômicos, iniciou o concurso NameExoWorlds 2022 ("dê nome a exomundos", em tradução livre) em comemoração do décimo aniversário do Escritório de Divulgação Astronômica (OAO). A ideia da iniciativa é unir os astrônomos profissionais e o público para escolher os nomes de 20 sistemas de exoplanetas e estrelas que ainda serão observados pelo telescópio espacial James Webb, unindo a ciência espacial às diferentes culturas do mundo.

O concurso começou em 8 de agosto e vai até 11 de novembro. Para participar e sugerir nomes de exoplanetas (os mundos que orbitam outras estrelas, além do Sol), os interessados precisam formar equipes com alunos e professores, entusiastas da astronomia e astrônomos profissionais e amadores. Depois, eles precisam realizar um evento de divulgação astronômica focado em exoplanetas e escolher um sistema em uma lista com 20 candidatos aos nomes.

Publicidade
Foto: ESA / Canaltech

Em seguida, as equipes devem sugerir um nome ao mundo e à estrela em seu idioma local, fornecendo também uma explicação do contexto cultural da sugestão; as propostas devem ser enviadas em texto e vídeo por meio de um formulário. Os nomes propostos serão avaliados por um painel de seleção nacional liderado por Coordenadores de Divulgação Nacional da IAU (NOCs), que vão escolher primeiro candidatos nacionais e duas opções de nomes, como reserva.

Um comitê de seleção vai analisar os candidatos e realizar as seleções finais dos nomes com base na descrição e significado por trás deles. Se tiverem seguido as regras de nomenclatura apresentadas no site do concurso, os 20 nomes serão anunciados e reconhecidos pela IAU no dia 20 de março de 2023 como nomes públicos oficiais para os exoplanetas.

"Por meio da natureza colaborativa e diferentes níveis de engajamento científico, o NameExoWorlds é um exemplo excelente que mostra a missão da OAO para tornar a astronomia acessível a todos", disse Lina Canas, diretora do Escritório de Alcance Astronômico na IAU.

Esta não é a primeira vez que a IAU realiza a competição. Em 2015, a NameExoWorlds rendeu nomenclaturas para 19 estrelas e 31 exoplanetas que as orbitavam, com meio milhão de votos de 182 países e territórios. Já em 2019, os 112 países participantes organizaram campanhas nacionais para escolher nomes para sistemas planetários, que mobilizaram mais de 700 mil pessoas em todo o mundo.

Publicidade

Para conferir mais informações sobre o concurso e se inscrever, clique aqui.

Fonte: Name ExoWorlds

Trending no Canaltech:

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se