URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Começa contagem regressiva para última missão da era dos ônibus-espaciais

5 jul 2011 - 22h27

A Nasa, agência espacial americana, iniciou nesta terça-feira a contagem regressiva para o lançamento do Atlantis no dia 8 de julho, com o temor de que uma tempestade que avança rumo à Flórida possa forçar o adiamento da última missão da era dos ônibus-espaciais.

Oficialmente a contar para trás às 13h da costa leste dos Estados Unidos (14h de Brasília), mas a Nasa teme que a tempestade, que se encontra nas Bahamas e avança em direção nordeste, obrigue o adiamento do lançamento.

Ainda não há nada decidido, mas os meteorologistas da Nasa observam sua evolução, afirmou em entrevista coletiva a porta-voz do serviço meteorológico da Nasa, Kathy Winters, já que a previsão indica um aumento do céu encoberto e 60% de chuva e tempestade na área do lançamento na sexta-feira.

Está previsto que o Atlantis parta rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) no dia 8 de julho às 11h26 locais (12h26 de Brasília) do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral (Flórida, EUA), com quatro tripulantes em uma missão de 12 dias.

A nave levará o módulo multipropósito Raffaello com cinco toneladas de mantimentos e equipamentos científicos para abastecer a ISS, que orbita a cerca de 385 quilômetros da Terra, antes de concluir a era dos ônibus-espaciais.

Além disso, o Atlantis transportará o experimento Robotic Refueling Mission (RRM), elaborado para demonstrar e testar ferramentas, tecnologias e técnicas necessárias para reabastecer mecanicamente os satélites no espaço.

O diretor de testes da Nasa, Jeremy Graeber, disse na entrevista coletiva antes do início da contagem regressiva que o Atlantis está preparado e o responsável de carga da missão STS-135, Joe Delai, ressaltou que o material também o está. EFE Se o lançamento tiver de ser adiado, a Nasa tem uma margem de dois dias para a decolagem do Atlantis. Caso contrário, teria de ser adiada para 16 de agosto por problemas de calendário, explicou Graeber.

Publicidade
  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se