Comissária europeia para clima pede acordos firmes na Rio+20

28 fev 2012 - 11h57
(atualizado em 2/3/2012 às 11h12)

A comissária de Ação pelo Clima europeia, Connie Hedegaard, afirmou nesta terça-feira em Brasília que a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20, que será realizada em junho no Rio de Janeiro, "pode e deve" alcançar resultados concretos, embora matizou que tudo dependerá da vontade política. "É absolutamente imperativo que todos (os líderes mundiais) compreendam que a Rio+20 pode e deve alcançar resultados e adotar posições concretas" em torno da relação entre meio ambiente e desenvolvimento, defendeu Hedegaard em entrevista coletiva.

A funcionária europeia esclareceu que a conferência no Rio de Janeiro não será centrada exclusivamente em questões ambientais, mas apontou que é "impossível" pensar em desenvolvimento sem levar em conta as medidas necessárias para cortar o processo de mudança climática. Explicou que tratou sobre esses assuntos com o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Antonio Patriota, em reunião na segunda-feira à noite, ocasião em que comprovou a perfeita sintonia nesse sentido com os organizadores da Rio+20.

Publicidade

Hedegaard ressaltou que no século 20 as agendas econômica e ambiental eram tratadas separadamente, mas que "com as ameaças existentes no século 21" deve-se compreender que é preciso "acabar com essa divisão artificial". A comissária europeia considerou que esta conferência colocará uma discussão "para o futuro", mas que mesmo assim deve servir para impulsionar diversas iniciativas, como as dirigidas à adoção da chamada economia verde, que propõe modelos de desenvolvimento menos agressivos ao meio ambiente.

Ela garantiu que existe no mundo um "grande apetite por chegar à economia verde" e que modelos inspirados nessa ideia já foram adotados inclusive por "muitas grandes empresas", que assumiram o compromisso para a proteção de ecossistemas ameaçados e o emprego de métodos de produção sustentável.

Hedegaard chegou ao Brasil na segunda-feira, dia em que conheceu uma reserva ecológica nos arredores de Brasília e visitou laboratórios de pesquisas que estudam mudança climática. Durante sua estadia na capital federal se reunirá com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira e depois segue para São Paulo, onde nesta quarta-feira terá encontro com autoridades regionais da mesma área.

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se