Patrocínio

Bug misterioso do Chrome inutiliza extensões

Problema afeta uma pequena parcela de usuários que utilizam extensões famosas; reiniciar o navegador pode resolver temporariamente o bug

6 jul 2022 - 18h13
(atualizado às 20h31)

Um bug misterioso encontrado no Chrome impede que extensões funcionem corretamente. Certos usuários do navegador se queixam sobre o problema, que parece afetar de 3% a 5% dos usuários de extensões famosas, incluindo gerenciadores de senha e utilitários.

Quando acontece, o problema impossibilita interações com alguns botões da extensão — o que, em alguns cenários, inutiliza totalmente a ferramenta. Segundo as queixas, o bug acontece desde abril de 2022, junto com a introdução do Chrome 100.

Publicidade
Foto: Divulgação/Google / Canaltech

Conforme investigou o desenvolvedor Jói Sigurdsson, criador da extensão CrankWheel Screen Sharing, o problema está na API browserAction. Além da extensão dele, alguns gerenciadores de senhas como o Norton Password Manager e o Last Pass também utilizam essa ferramenta e podem ser afetados pelo problema.

Relatos se acumulam há meses

"Por volta de 10 de abril, começamos a receber relatórios de vários usuários de que clicar no botão CrankWheel em seu navegador não fazia nada", disse o programador. "Nossa sugestão inicial para os usuários foi desabilitar e reativar a extensão, isso pareceu funcionar", complementou.

Como alternativa, o Google sugere reiniciar a extensão com problemas torcendo para que o erro seja contornado. Contudo, esse método não resolve completamente o bug e, eventualmente, ele pode voltar a acontecer.

Não é só o Chrome

Ainda segundo relatos, outros navegadores baseados no Chromium também podem sofrer com o bug — isso inclui o Microsoft Edge, um dos principais concorrentes do navegador.

Publicidade

Devido a dimensão do problema, o Sigurdsson decidiu oferecer um prêmio em dinheiro para o desenvolvedor que conseguir reproduzir o bug manualmente e, em seguida, solucioná-lo.

Fonte: TechRadar, The Register

Trending no Canaltech:

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se