O conteúdo "slop" criado pelas IAs está se infiltrando em todos os cantos da internet: está arruinando a autenticidade do Etsy, da Wikipedia e, claro, infestando as redes sociais. O "slop" da IA está chegando ao mundo real, especificamente às bibliotecas.
A Scientific American reporta que há pessoas indo a bibliotecas e arquivos em busca de livros e artigos científicos que não aparecem em lugar algum por um motivo: eles não existem. A Cruz Vermelha Internacional alertou sobre a situação e responsabiliza ferramentas de IA como Gemini, ChatGPT e Copilot. Eles afirmam que "Esses sistemas não realizam pesquisas, não verificam fontes nem conferem informações. Eles geram novos conteúdos com base em padrões estatísticos e, portanto, podem produzir resultados inventados".
Bibliotecários cansados
A diretora de pesquisa da biblioteca da Virgínia estima que pelo menos 15% das consultas recebidas por e-mail envolvem documentos e trabalhos gerados pelo ChatGPT e ferramentas similares. "Para nossa equipe, é muito mais difícil provar que não existe um registro único", afirma. Uma usuária do Bluesky relata experiência semelhante quando um estudante lhe pediu para encontrar uma série de referências. Após algum tempo procurando sem sucesso, perguntou ao estudante de onde havia obtido a lista, e ele confessou que vinha de resumos de IA do Google.
As citações inventadas não são algo que começou recentemente; em 2023 já havia discussões a respeito. A Universidade de Seattle detectou que, muitas ...
Matérias relacionadas