A busca pela autossuficiência tecnológica de Pequim tem um novo rei: a Moore Threads. A fabricante de chips protagonizou uma estreia histórica na bolsa de Xangai. Suas ações dispararam mais de 500% no primeiro dia de negociação. A euforia validou a estratégia de um gigante que, apesar de estar na lista negra dos EUA, tornou-se uma das grandes esperanças para romper o bloqueio de semicondutores. E, nessa manobra, o grande beneficiado foi o fundador da DeepSeek.
A abertura de capital não seguiu os trâmites habituais. A Comissão Reguladora de Valores da China deu sinal verde à operação em apenas quatro meses, um tempo recorde em comparação aos 470 dias usuais, algo que ressalta a urgência estatal em capitalizar o setor. Segundo o site SCMP, Liang Wenfeng — por meio de seu fundo — adquiriu mais de 82.000 ações antes da estreia.
O resultado: um lucro de quase 5,6 milhões de dólares em 48 horas para o fundo mencionado. A Nikkei Asia confirma que a empresa alcançou uma capitalização de 305.000 milhões de yuans (cerca de 42 bilhões de dólares), tornando-se a quarta empresa mais valiosa do mercado STAR. E isso apesar de ainda não ser lucrativa, algo que espera alcançar em 2027.
O pedigree da alternativa
O mercado não está comprando qualquer coisa: está comprando a alternativa chinesa à NVIDIA. A Moore Threads não é apenas mais uma startup; foi fundada em 2020 por Zhang Jianzhong, que foi gerente-geral da NVIDIA na China. De fato, esse conhecimento interno foi o que levou os EUA a ...
Matérias relacionadas
Europa toma medidas contra os submarinos "invisíveis" da Rússia navegando pelo Báltico
Na Itália, os motoristas agora podem obter reembolso de pedágios por um excelente motivo