Patrocínio

Acessórios nerds colorem e dão graça à Arena da Campus Party

10 fev 2012 - 15h28
(atualizado em 28/1/2013 às 12h34)
Rafael Maia
Direto de São Paulo

Se cada acessório geek tivesse luz própria na Campus Party Brasil, o pavilhão não precisaria de iluminação artificial. São centenas - mesmo! - de chapéus, camisetas, brinquedos, enfeites de computador que fazem referências a filmes nerd, a séries de fantasia e ficção científica, a jogos de videogame e ao universo geek. Além de ser "legal" usar este tipo de acessório no maior evento nerd do planeta, o objetivo ultrapassa essa questão e esbarra na formação da personalidade e no pertencimento a um grupo social.

Além de sete mil nerds, a Campus Party congrega também uma série de acessórios geeks
Além de sete mil nerds, a Campus Party congrega também uma série de acessórios geeks
Foto: Terra

Infográfico: Campus Party está no Anhembi; oriente-se pelo mapa

Infográfico: Veja o pavilhão da Campus Party 2012 em foto 360°

Publicidade

A área com maior número de acessórios visíveis é a de jogos. É lá que está Samara Fernanda Stival, 21 anos, campuseira de Curitiba (PR). Para ela, há uma intenção além de ser "bonitinho" e "bacana" apenas. "Tem a ver com identificação mesmo, sabe? Faz parte da personalidade", declarou a menina. Já Pedro Fazano, 25 anos, de Macaraí (SP), consegue enxergar um outro objetivo ao usar uma máscara que se tornou famosa pelo filme V de Vingança. "Ela representa a liberdade. Aqui é legal usar porque as pessoas sabem o que é, é um protesto também contra o Sopa e o Pipa", falou, fazendo referência às leis americanas que buscam proteger a propriedade intelectual e os direitos do autor de uma obra.

Também da área de jogo, Bruno Ferreria, 23 anos, de Porto Velho (RO), é mais categórico na explicação. "É uma questão de orgulho nerd. Na franquia Star Wars, a história dos personagens influencia a nossa vida. Os acessórios nos aproximam dos personagens", afirmou, enquanto segurava um sabre de luz vermelha, que carrega de cima para baixo, seja no restaurante ou até mesmo quando vai ao banheiro. "Eu sou fã do Darth Vader, eu tinha que ter um sabre de luz", brincou.

Campus Party 2012

A Campus Party, o maior evento geek do planeta, realizado em mais de sete países, acontece entre os dias 6 e 12 de fevereiro de 2012. A sede é o Pavilhão de Exposições do Anhembi Parque, na zona norte de São Paulo (SP). Pelo quinto ano consecutivo no Brasil, a edição de 2012 já começou batendo recordes: todas as entradas foram vendidas em 22 dias em setembro do ano passado.

Publicidade

Com 7 mil participantes, sendo 5 mil acampados no local , a Campus Party oferece neste ano mais de 500 horas de conteúdo. Os principais nomes desta edição são Michio Kaku, conhecido como o "físico do impossível", Sugata Mitra, pesquisador e professor de Tecnologia Educacional da Newcastle University, Julien Fourgeaud, gerente de produtos e negócios da Rovio, John Klensin, pesquisador do MIT, e Vince Gerardis, co-fundador da Created By, entre outros.

A programação do evento tem transmissão ao vivo pelo http://live.campus-party.org e aqueles que quiserem interagir com a transmissão pelas redes sociais podem enviar perguntas para os palestrantes. As hashtags exclusivas para cada uma das áreas de conteúdo são: Ciência - #cpbrCI; Cultura Digital - #cpbrCD; Entretenimento Digital - #cpbrED; Inovação - #cpbrIN e Palco Principal - #cpbrMainStage. A hashtag oficial do evento é #cpbr5.

O Terra cobre o evento direto do Anhembi Parque, e, além do canal especial Campus Party 2012, os internautas podem acompanhar as novidades pelo blog Direto da Campus.

Fonte: Terra
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações