Vida e Saúde Vida Saudável
Sites relacionados
Dr. Mundi
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Vida Saudável
 
Ladrões de saúde: o cigarro

Leia mais:
» Introdução
» O que mais mata no mundo?
» O que mais mata no Brasil?
» Álcool
» Cigarro
» Obesidade
» Pressão alta
As sete atitudes:
» Alimente-se bem
» Combata o estresse
» Mexa-se!
» Não beba
» Não fume
» Use camisinha
» Vacinas e exames
Veja também:
» Por ano morrem 4,9 milhões
» Notícias sobre tabagismo

O tabagismo está em quarto lugar entre os fatores que roubam anos de vida saudável dos brasileiros, com 3,7 por cento dessa parcela. Dados indicam que, no Brasil, a cada seis minutos morre uma vítima de doenças relacionadas ao tabagismo.

O hábito de fumar causou, no mundo todo, 4,9 milhões de mortes em 2000 (8,8% da mortalidade total). São cerca de 200 mil por ano apenas no Brasil, que conta com 30 milhões de fumantes, todos correndo os riscos que o tabaco traz.

O fumo causa quase 50 doenças diferentes - principalmente as cardiovasculares, o câncer e doenças respiratórias. Dos seis tipos de câncer com maior índice de mortalidade no Brasil, metade (pulmão, colo de útero e esôfago) tem o cigarro como um de seus fatores de risco.

Fumar um maço de cigarros por dia durante mais de 10 anos rouba, em média, 5 anos de vida do fumante. Em relação a pessoas que não fumam, os fumantes adoecem duas vezes mais, têm uma probabilidade 24 vezes maior de desenvolver câncer de pulmão e o dobro de chance de vir a ter doenças cardiovasculares.

Com base nas tendências atuais, o tabaco poderia transformar-se, em breve, na principal causa de morte prematura em todo o mundo, matando mais do que Aids, acidentes de carro, homicídios, suicídios e problemas no parto juntos, argumentam ativistas de saúde.

Redação Terra com informações da Reuters e Reuters Health

volta
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade