Vida e Saúde Vida Saudável
Sites relacionados
Dr. Mundi
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Vida Saudável
 
O que mais mata no mundo?

Leia mais:
» Introdução
» O que mais mata no mundo?
» O que mais mata no Brasil?
» Álcool
» Cigarro
» Obesidade
» Pressão alta
As sete atitudes:
» Alimente-se bem
» Combata o estresse
» Mexa-se!
» Não beba
» Não fume
» Use camisinha
» Vacinas e exames
Veja também:
» Carência de ferro X Alzheimer
» Carência em bebês e mulheres
» Conheça a Aids
» Conheça o HPV
» Notícias sobre DSTs
» Corte o colesterol
» Notícias sobre colesterol

Subalimentação, obesidade, sexo sem proteção, colesterol, hipertensão, tabagismo, alcoolismo, má qualidade da água, carência de ferro e inalação de fumaça: essas são as dez maiores causas de morte no mundo.

Esses dez fatores são responsáveis por mais de um terço das 56 milhões de mortes registradas no mundo a cada ano. Quem garante é a Organização Mundial de Saúde, que, em um relatório de mais de 200 páginas, aponta ainda uma série de divergências chocantes. Enqüanto há 170 milhões de crianças em nações pobres muito abaixo do peso - o que causa 3 milhões de mortes anuais -, existe mais de 1 bilhão de adultos acima do peso globalmente, pelo menos 300 milhões deles obesos.

O que mais impressiona é que a expectativa de vida no mundo poderia aumentar apenas com a adoção de ações marcadas pela sensatez. "Muitos desses fatores de risco podem ser revertidos rapidamente, e a maioria dos benefícios pode ocorrer em uma década", diz o relatório. "Os ganhos na expectativa de vida saudável podem aumentar em média 10 anos em países em desenvolvimento e em cinco anos em nações desenvolvidas."

Além de conhecer os quatro fatores que mais roubam anos de vida dos brasileiros - hipertensão, obesidade, álcool e fumo - veja as outras seis maiores causas de mortes anuais no mundo:

  • Carência de ferro: é responsável por 800 mil mortes por ano. Dois bilhões de pessoas sofrem desta carência no mundo, que mata especialmente bebês e gestantes.

  • Colesterol: o excesso de colesterol é responsável por 4,4 milhões de mortes, isto quer dizer, 7,9% da mortalidade total, e de 18% dos acidentes vasculares cerebrais. Para combatê-lo,l é preciso cuidar da alimentação.

  • Fumaça de combustíveis sólidos (lenha, carvão...) em moradias: utilizados em quase meio mundo, principalmente nos países em desenvolvimento. A falta de ventilação junto com a fumaça, carregada de elementos poluentes, é responsável por 35,7% das infecções respiratórias, por 22% das doenças pulmonares crônicas e por 1,5% dos cânceres da traquéia e de pulmão.

  • Má qualidade da água: junto com a falta de saneamento básico e de higiene, é responsável por 1,7 milhão de mortes por ano - grande parte entre crianças - a maioria provocada pela conseqüente diarréia causada pela água contaminada. A estratégia mais eficaz e barata para combater este risco é ferver a água no momento de sua utilização.

  • Sexo sem proteção: foi a causa de 2,9 milhões de mortes em 2000, principalmente devido à Aids, a quarta causa de morte no mundo, com 40 milhões de pessoas infectadas em todo o mundo, 70 por cento delas na África. Lá, mais de 99% das infecções com o vírus HIV acontecem devido ao sexo sem proteção, e a esperança de vida na África subsaariana, que é de 47 anos, seria de 62 se não fosse esta doença. A solução? O uso de camisinha.

  • Subalimentação: causou 3,4 milhões de mortes no mundo em 2000. Nos países em desenvolvimento, cento e setenta milhões de crianças estão abaixo do peso e mais de três milhões morrem a cada ano.

    Redação Terra com informações da Reuters e Reuters Health

  • volta
     » Condições de uso do canal Vida e Saúde
     » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
      Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade