Vida e Saúde Vida Saudável
Sites relacionados
Dr. Mundi
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Vida Saudável
 
O que mais mata no Brasil?

Leia mais:
» Introdução
» O que mais mata no mundo?
» O que mais mata no Brasil?
» Álcool
» Cigarro
» Obesidade
» Pressão alta
As sete atitudes:
» Alimente-se bem
» Combata o estresse
» Mexa-se!
» Não beba
» Não fume
» Use camisinha
» Vacinas e exames

A expectativa de vida da população brasileira aumentou levemente de 68,4 anos, em 2000, para 68,7, em 2001. No entanto, os anos de vida saudável totalizam apenas 56,7. Os dados estão no relatório "Prevenindo Riscos, Promovendo uma Vida Saudável", da Organização Mundial da Saúde (OMS). A entidade estima que entre 15 e 20 por cento dos anos do brasileiro são vividos em condições precárias de saúde.

O maior fator de risco nos principais países latino-americanos, incluindo o Brasil, é o álcool. Em termos de números, 11,6 por cento dos anos de vida saudável perdidos são em decorrência da bebida. A obesidade é responsável por 4,3 por cento dos anos de vida saudável perdidos, seguida da pressão sanguínea elevada (4 por cento) e do tabagismo (3,7 por cento).

"Estes são tempos perigosos para o bem-estar do mundo. Em muitas regiões, alguns dos piores inimigos da saúde estão juntando forças com os aliados da pobreza", diz a diretora-geral da OMS, Gro Harlem Brundtland, no documento. "Muitas pessoas estão vivendo perigosamente, sabendo disso ou não."

Na quarta-feira, a entidade afirmou que o abuso do álcool, o fumo e uma má alimentação, maus hábitos que já foram exclusividade das nações ricas, estão ganhando terreno nos países em desenvolvimento. "Já não existe um risco ou uma doença exclusivos de países ricos", disse Chris Murray, autor do relatório, em entrevista a Reuters.

A diretora-geral da OMS, Gro Harlem Brundtland, acredita que o relatório é um grande avanço em direção à elaboração de políticas de saúde pública. "O mundo está vivendo perigosamente. Grande parte da população mundial faz isso porque não tem muitas escolhas. Mas uma outra grande parte faz isso devido a escolhas erradas."

Redação Terra com informações da Reuters e Reuters Health

volta
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade