Vida e Saúde Vida Saudável
Sites relacionados
Dr. Mundi
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Vida Saudável
 
Ladrões de saúde: o álcool

Leia mais:
» Introdução
» O que mais mata no mundo?
» O que mais mata no Brasil?
» Álcool
» Cigarro
» Obesidade
» Pressão alta
As sete atitudes:
» Alimente-se bem
» Combata o estresse
» Mexa-se!
» Não beba
» Não fume
» Use camisinha
» Vacinas e exames
Veja também:
» O álcool em casas noturnas
» Universitários exageram
» Males de beber na gravidez
» Beber pode causar demência

O álcool é maior fator de risco no Brasil. Isso significa que, dos anos de vida saudável perdidos pelos brasileiros, 11,6 por cento são em decorrência da bebida. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS).

No mundo todo, o álcool é responsável por 1,8 milhão de mortes por ano. Seu consumo excessivo causa entre 20 a 30% dos casos de cânceres de esôfago e de fígado, de cirrose, dos assassinatos, dos acidentes de trânsito e das lesões voluntárias.

O álcool também está intimamente ligado ao aparecimento de doenças como gastrite, polineurite, anemia, pelagra e úlceras cutâneas. Além disso, ele afeta a parte do cérebro que controla a freqüência respiratória e cardíaca e causa deficiência de vitaminas B1, B2, B6, B12 e C.

Segundo uma pesquisa da Universidade Estadual Paulista (Unesp), cerca de 25 por cento dos universitários abusam das bebidas alcoólicas. "Esses 25 por cento bebem até chegar ao ponto da embriaguez. Isso mata mais do que as complicações crônicas do alcoolismo, como a cirrose", disse a professora Florence Kerr-Corrêa, uma das coordenadoras do estudo. "Quando os universitários bebem, eles se drogam, fazem sexo sem proteção e correm mais riscos de morrer em acidentes de trânsito", afirmou a pesquisadora.

Redação Terra com informações da Reuters e Reuters Health

volta
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade