Vida e Saúde Vida Saudável
Sites relacionados
Dr. Mundi
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Vida Saudável
 
Ladrões de saúde: obesidade

Leia mais:
» Introdução
» O que mais mata no mundo?
» O que mais mata no Brasil?
» Álcool
» Cigarro
» Obesidade
» Pressão alta
As sete atitudes:
» Alimente-se bem
» Combata o estresse
» Mexa-se!
» Não beba
» Não fume
» Use camisinha
» Vacinas e exames
Veja também:
» Você está no peso certo?
» Os males da gordura
» Últimas notícias

A obesidade é responsável por 4,3 por cento dos anos de vida saudável perdidos pelos brasileiros. No mundo todo, mais de 1 bilhão de pessoas estão acima do peso e, dessas, 300 mil são obesas e 500 mil morrem em decorrência do problema anualmente.

A obesidade faz mal basicamente porque o nosso corpo não está preparado para suportar um volume muito grande de peso e de gordura. Por isso, quando engordamos muito, exigimos demais do corpo inteiro: dos órgãos internos, dos vasos sangüíneos, da pele e até do esqueleto.

Para o médico Otávio Gebara, cardiologista do Hospital Santa Paula, de São Paulo, "a urgência no tratamento da obesidade dá-se pelo alto risco de surgirem eventos cardiovasculares, como enfartes ou derrames".

O excesso de peso também está relacionado diretamente aos danos causados às juntas inferiores (quadril, joelhos e tornozelos) e aos casos avançados de artrite. Segundo o ortopedista Lafayette Lage, "quando a única solução para os problemas nas articulações é a cirurgia, é importante conscientizar o paciente obeso de que seus riscos são maiores do que os de uma pessoa com o peso ideal". Ele axplica que os obesos são mais propensos a infecções hospitalares, pois seu organismo, apesar do tamanho, não está bem nutrido o suficiente para suportar a agressão de uma cirurgia.

Já o médico ginecologista Eduardo Zlotnik explica que explica que as gestantes que engordam muito são mais suscetíveis a problemas. "Quando uma mulher ganha peso em excesso durante a gravidez, ela tem seu pré-natal mais delicado, podendo surgir outras patologias nesse período. O próprio trabalho de parto torna-se mais complicado, bem como a cicatrização dos pontos".

Redação Terra com informações da Reuters e Reuters Health

volta
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade