Vida e saúde Seja mais saudável! Pare de beber
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Pare de beber
INTRODUÇÃO
Leia mais:
Introdução
Álcool: ladrão da sua saúde
O álcool no seu corpo

Pare de beber agora!

Se você começa com uma cervejinha, depois outra, começa a tomar um uísque e dali para frente nem se dá conta do que está tomando e acaba tendo problemas com a família e amigos, tome uma atitude.

O álcool pode deixar de ser um prazer desfrutado socialmente para passar a um problema a ser resolvido. Há uma diferença entre ser bebedor habitual e dependente do álcool. Aquele que só tem o hábito de beber com freqüência pode deixá-lo simplesmente alterando sua rotina, sendo necessária apenas força de vontade.

Um exemplo interessante de mudança na rotina é passar a almoçar uma hora mais cedo, evitando os "aperitivos" alcoólicos antes do almoço. Outra opção é optar por drinques incrementados, mas sem álcool, nas festas e happy hours.

Além disso, na hora de marcar um encontro com amigos, por que não escolher um programa como um cinema, seguido de um jantar invés de uma noite num bar?

Se seu problema com o álcool estiver mais grave é interessante procurar atendimento médico e instituições como os Alcoólicos Anônimos.

Para perceber se você já chegou no ponto de dependência do álcool, Nilo (que não revela o sobrenome devido ao anonimato), do AA São Paulo, diz que é preciso pensar consigo mesmo o que o álcool representa na sua vida.

Uma pessoa dependente de álcool começa a trocar as coisas de que mais gosta pelo consumo de álcool, como, por exemplo, deixar de visitar amigos por saber que eles não servirão uísque. Outros sinais de dependência são as justificativas para beber e a sensação de desconforto sem a bebida.

Thais Gurgel/Especial para o Terra

Volta
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade