Vida e saúde Seja mais saudável! Faça mais exercícios
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Faça mais exercícios
INTRODUÇÃO
Leia mais:
Introdução
Por que é tão importante?
Malhe e perca peso
Malhe e ganhe massa
Faça academia
Escolha seu esporte

Deixe de ser sedentário

Está aí uma meta que deve ser a número um entre as pessoas que querem começar a ter uma vida saudável.

Além de queimar a gordura do corpo, estimular o sistema cardiovascular e dar resistência física, a prática de esporte ainda dá uma sensação de bem-estar, com a liberação de endorfina.

Por isso, faça do exercício físico parte da sua rotina, mas não como um sacrifício e sim como uma atividade prazerosa. Um tempo que você concede a si mesmo.

Para não exagerar logo de início e desistir logo, comece a praticar esporte de maneira moderada, principalmente se você estiver parado há muito tempo.

O melhor a fazer antes de começar a manter uma atividade física é consultar um médico. Ele poderá identificar se você apresenta algum problema de saúde que o restrinja de práticar determinadas modalidades esportivas.

A caminhada, como é um esporte fácil de praticar e adaptável de acordo com a resistência da pessoa, é um ótimo começo para quem quer seguir um treino em 2003.

Fazendo caminhadas regularmente, você conseguirá um bom condicionamento físico e logo poderá praticar esportes que exijam mais resitência.

Se você estiver certo de que não tem nenhum problema de saúde, inicie sua prática com uma intensidade bem leve e vá aumentando progressivamente. Para quem é totalmente sedentário, uma freqüência de treino de três vezes por semana é suficiente.

Escolhendo a caminhada como esporte, o preparo físico ideal a que deve chegar é o de cinco quilômetros por hora, em um total semanal de 25 a 30 quilômetros caminhados.

Pode parecer muito para você que está começando agora, mas vale a pena ter esse número como uma meta. Imagine a sua satisfação se esse ano chegar lá? Só não vale deixar-se vencer mais uma vez pela preguiça. Coragem!

Thais Gurgel/Especial para o Terra

Volta
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade