Terra

33Lembrando-se de que o texto I foi escrito por Gil Vicente na época do Humanismo, aponte a alternativa que discorre sobre esse texto de forma correta.

a) A Farsa de Inês Pereira permite-nos perceber que o principal objetivo de Gil Vicente, ao escrever, era distrair o público por meio do teatro.

b) Como, no final, a mulher acaba conseguindo fazer o que planejara – maltratar o novo marido – a peça tem tendências feministas.

c) A farsa apresentada expõe, de maneira crítica,
singularidades da sociedade pré-renascentista, usando para isso, em vários momentos, o cômico.

d) Percebe-se, por meio da Farsa de Inês Pereira, que no teatro de Gil Vicente têm mais importância o vestuário e o cenário do que o texto.

e) Apesar de pertencer à época do Humanismo, a farsa possui traços trovadorescos, como o tipo de relacionamento amoroso apresentado.

Leia o trecho a seguir, do médico Dráuzio Varella, e faça o que se pede na questão 79.

A preguiça humana

(...) Pessoas instruídas estão cansadas de ler a respeito dos benefícios que a atividade física traz para o corpo humano: melhora as condições cardiorrespiratórias, reduz o risco de doenças cardiovasculares, reumatismo, diabetes, hipertensão arterial, câncer, degenerações neurológicas etc.

Por que, então, preferem aguardar pacientemente a descer um lance de degraus à custa das próprias pernas? Por uma razão simples: o exercício físico vai contra a natureza humana. (...)

A preguiça para movimentar o esqueleto não é privilégio de nossa espécie: nenhum animal adulto gasta energia à toa. (...) A escassez milenar de alimentos na natureza fez com que os animais adotassem a estratégia de reduzir o desperdício energético ao mínimo.

(...) [Portanto,] se você é daquelas pessoas que espera a visita da disposição física para começar a fazer exercícios com regularidade, desista. Ela jamais virá. Disposição para sair da cama todos os dias, calçar o tênis e andar até o suor escorrer pelo rosto, nenhum mortal tem. Ou você encara a atividade física com disciplina militar, ou esqueça-se dela. Na base do quando der eu faço, nunca dará.

Disponível em: https://www.drauziovarella.com.br/
ExibirConteudo/4977/a-preguica-humana.
Acesso em: 9 jun. 2010


34Assinale a alternativa que interpreta o texto de forma correta.

a) Como a atividade física vai contra a natureza humana, Dráuzio Varella aconselha não praticá-la.

b) Sabendo dos benefícios da atividade física, praticá-
-la com disciplina é antídoto à preguiça natural do ser humano.

c) A preguiça de fazer exercícios físicos surgiu entre seres humanos apenas na sociedade moderna.

d) A comparação com a vida dos animais serve para conscientizar-nos de que precisamos poupar energia como eles.

e) Influenciada pela escassez de alimentos dos dias
atuais, a população mundial deixou de fazer exercícios físicos.