Terra

27Alguns elementos da frase funcionam como elemento de ligação, como o termo “como”, destacado acima. Levando em consideração que esse vocábulo aparece após “não apenas”, é correto afirmar que o trecho “interessado em seguir não apenas o desdobrar das notícias como as diferentes maneiras de apresentá-las ao público” exprime ideia de:

a) oposição.

b) adição.

c) explicação.

d) alternância.

e) conclusão.

28Os diferentes sistemas de comunicação possuem linguagem própria. Jornais e revistas, como mostra o texto, precisam de páginas bem diagramadas e de legenda apropriada, por exemplo. Sabendo disso, releia o trecho a seguir e analise as afirmativas apresentadas.

“(...) jamais deixou de ser homem de jornal, leitor implacável de jornais, interessado em seguir não apenas o desdobrar das notícias como as diferentes maneiras de apresentá-las ao público. Uma página bem diagramada causava-lhe prazer estético; a charge, a foto, a reportagem, a legenda bem feitas, o estilo particular de cada diário ou revista eram para ele (e são) motivos de alegria profissional.”

I. Drummond considera importante, além da notícia, a forma como é transmitida.

II. A charge não é considerada recurso jornalístico, já que apenas critica fatos já noticiados.

III. Como trabalhou em jornais, o autor consegue reconhecer, com alegria profissional, o bom acabamento deles.

Está(ão) correta(s):

a) a I, apenas.

b) a II, apenas.

c) a I e a III.

d) a I e a II.

e) a II e a III.


29Sabendo que eufemismo é a figura de linguagem em que um termo desagradável ou grosseiro é substituído por outro mais suave, assinale a alternativa na qual a palavra em destaque é um eufemismo.

a) “Nasceu (...), na velha Belo Horizonte dos anos 20.”

b) “Comete é tempo errado de verbo. Melhor dizer: cometia.”

c) “Procurou extrair de cada coisa não uma lição, (...)”

d) “empenhada em circular entre os acontecimentos do dia.”

e) “Foi o que esse outrora-rapaz fez ou tentou fazer.”