Terra

43Na agricultura, é diferente. Um campo de trigo é como um campo de plantas de irmãos gêmeos: A paddock sown with a variety of wheat is like a paddock sown with identical twins. A new disease or a new pest could kill the lot. A qual ditado popular poderíamos associar esta ideia?

a) ‘Uma maçã podre pode contaminar o cesto inteiro.’

b) ‘Em terra de cego quem tem um olho é rei.’

c) ‘Olho por olho dente por dente.’

d) ‘Olho por olho e o mundo acabará cego.’

e) ‘O pior cego é o que não quer ver.’

44Como visto anteriormente, o autor compara biodiversidade a um carro. No entanto, o fato de existirem vários modelos e marcas de carro impede que todas as pessoas sejam prejudicadas ao mesmo tempo. A relação entre biodiversidade e extinção de espécies reside no fato de que:

a) parte das drogas que usamos para combater uma série de pragas é encontrada na natureza e, quando a modificamos, estamos criando novas oportunidades de combate a pragas e doenças.

b) parte dos ecossistemas está se extinguindo para sempre, e a esperança está no fato de podermos contar com as drogas que são retiradas diretamente da natureza.

c) parte da recuperação dos ecossistemas depende da preservação de determinadas espécies e da capacidade de geração de novos genes através do cruzamento de espécies.

d) o cruzamento de espécies é, atualmente, a salvação encontrada para a destruição sistemática dos ecossistemas.

e) parte das drogas que usamos para combater pragas – que atacam, por exemplo, a agricultura – é encontrada na natureza e, uma vez que a estamos destruindo, estamos acabando, aos poucos, com esta possibilidade.