Terra

Leia os textos a seguir para responder às questões de 30 a 33, sabendo que, no texto I (Farsa de Inês Pereira), a personagem aparece na primeira parte casada com o marido que a maltrata e a tranca em casa e, na segunda parte, após a morte do companheiro, Inês, já casada novamente com Pero Marques, vinga-se dos maus-tratos anteriores, tratando mal o novo marido. O texto II circulou pela Internet recentemente.

Texto I

[Trecho 1]

[Ainda casada com o primeiro marido], aqui fica Inês Pereira só, fechada, trabalhando e cantando esta cantiga:

“Quem bem tem e mal escolhe,

Por mal que lhe venha, não se anoje.”

(Falado)

Juro em todo meu sentido

que, se solteira me vejo,

assim como eu desejo,

que eu saiba escolher marido,

a boa-fé sem mal engano,

pacífico todo o ano,

que ande a meu mandar...

Havia-me eu de vingar

deste mal e deste dano! (...)

[Trecho 2]

[Já casada pela segunda vez] põe-se Inês às costas do [novo] marido, e diz:

Inês – Marido, assi me levade!

Pero – Ides à vossa vontade?

Inês – Como estar no paraíso! (...)

Canta Inês Pereira:

Inês“Bem sabedes vós, marido,

quanto vos quero.

Sempre foste percebido

pera cervo (...).”

VICENTE, Gil. Antologia do teatro de Gil Vicente.
Introdução e estudo crítico de Cleonice Berardinelli.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

Vocabulário

Quem bem tem e mal escolhe, /Por mal que lhe venha, não se anoje: Quem tem melhor escolha e escolhe mal, por pior que seja, não se queixe.

Pera: para

Cervo: animal dócil e chifrudo

Texto II

Relato de um garoto:

“Tudo bem... queremos meninas legais, (...) bonitas, inteligentes e boazinhas... MUITO FÁCIL falar, pois
quando aparece uma assim, de bandeja, a primeira coisa que a gente pensa é: ‘Oba, me dei bem’. Ficamos com elas uma vez, duas. Começamos a pensar que essa é a mulher que as nossas mães gostariam de ter como noras. Se sair um relacionamento, vai ser um relacionamento estável. (...)

Tudo básico, até virar uma rotina sem graça. Você vai olhar os caras bem vestidos e bem humorados indo pra noite arrasar com a mulherada e vai morrer de inveja. Vai sentir falta de dar aquelas cantadas infalíveis na noite. (...) Você pensa: “Acho que não estou pronto pra me enclausurar pro resto da vida nesse relacionamento”. E a boa menina se transforma numa MALA, e aos poucos vai surgindo (...) uma aversão. (...) JÁ ERA! Daí aquela promessa de vida estável vai por água abaixo. (...) A gente começa a ser grosso, muito grosso. E a pobre menina pensa: ‘O que eu fiz?!’ Coitada, ela não fez nada, a culpa é nossa mesmo...

Aí, a gente volta pra nossa vidinha (...), não vê a hora de sair e arrasar na noite. (...) GRANDE DESILUSÃO. Você chega em casa depois da balada, sozinho, e fica tentando descobrir por que não está satisfeito. De repente foi porque a menina da night, a linda (...), ficou contigo, mas nem sequer pediu o número do seu telefone. FRUSTAÇÃO. Daí, (...) você pensa na sua menina boazinha que você deixou pra trás... (...) Era uma menina legal... que ficaria ao seu lado te dando valor...

Enquanto isso a boa menina, chateada, (...) custa a entender o que ela fez pra ter te afastado dela... Daí essa dúvida vira ANGÚSTIA, que vira RAIVA. Daí a menina (...) não quer mais saber de nada, só de sair, zoar, sair e beijar outros caras! Resolve não se envolver mais, pra não sair (...) chateada... (...) O tempo passa e a gente continua na mesma, volta a reclamar da vida e das mulheres. Elas só querem as coisas com homens cachorros e não estão nem aí pra nós, ou será que nós é que fomos os cachorros?! (...) A mulher da night de hoje era a boa menina de outro homem ontem, e assim sucessivamente...

Provavelmente, essa nossa ex-boa menina deve estar enlouquecendo a cabeça de outro homem por aí...

E eu a perdi para sempre. Ela virou uma mulher enlouquecedora; a encontrei na balada... Ela? Ela nem olhou pra mim... (mas estava mais linda do que nunca!).”

Disponível em: https://galeracapricho78.blogspot.com/
Acesso em: 9 jun. 2010.

30Assinale a alternativa que relaciona de forma correta os dois textos.

a) No texto II, diferente do texto I, a boa menina, apesar de ter ficado traumatizada com a relação que não deu certo, resolve se envolver emocionalmente com outro garoto.

b) Os dois textos possuem o mesmo tema, já que o autor do segundo texto se baseou na leitura da obra de Gil Vicente, como pode-se perceber pelos trechos da peça citados.

c) Os textos mostram que a Inês e a menina conscientizaram-se de que o fato de um homem ter correspondido mal a suas expectativas não significa que todos os outros farão o mesmo.

d) Após Inês ter passado por maus-tratos, no primeiro texto, e depois de a “boa menina” do segundo texto ter sido deixada de lado, as duas mulheres mudam de comportamento, passando a assumir posição de comando.

e) A menina do texto II, de forma semelhante à de Inês Pereira, escolhe um novo namorado para se relacionar, vingando-se do sofrimento sentido anteriormente por meio de comportamento possessivo.