Terra

39Leia o fragmento a seguir da letra da música Deixa pra lá, de Cartola, e responda à questão que segue:

Se teu amor falou que não vai mais voltar: Deixa pra lá

Se você ficou em último lugar: Deixa pra lá

Se tudo começou na hora de acabar: Deixa pra lá

Se você não passou neste vestibular: Deixa pra lá

Deixa, que esta vida um dia muda, você tem que se assumir

E se o próprio amigo o acusa, você deve resistir.

Se não tem viola pra lhe acompanhar: Deixa pra lá

Se nesse ano a escola não vai desfilar: Deixa pra lá

Se você pediu tanto e ninguém quis lhe dar: Deixa pra lá

Se também fez um canto pra ninguém gostar: Deixa pra lá

Deixa, que essa fase é passageira, amanhã será melhor

E você vai ver que a cidade inteira seu samba sabe de cor

Se você quer seresta e já não tem luar: Deixa pra lá

Se você foi à festa e não pôde dançar: Deixa pra lá

Se a sua companheira já não quer lhe dar: Deixa pra lá

Aquele amor antigo que só faz vibrar: Deixa pra lá

(...)

CARTOLA. Disponível em: https://letras.terra.com.br/
Cartola/1632872/.Acesso em 21 jul. 2010.

Para que um determinado texto tenha coerência interna, é preciso que haja uniformidade de tratamento, considerando-se as pessoas gramaticais presentes na frase. De posse dessa informação, leia as frases a seguir:

I. “Se teu amor falou que não vai mais voltar: Deixa pra lá”

II. “Se você ficou em último lugar: Deixa pra lá”

III. “E você vai ver que a cidade inteira seu samba sabe de cor”

Há uniformidade de tratamento nos versos:

a) I e II.

b) II e III.

c) I e III.

d) I, apenas.

e) II, apenas.

40Leia a estrofe a seguir e responda à questão:

O amor bate na porta

o amor bate na aorta,

fui abrir e me constipei.

Cardíaco e melancólico,

o amor ronca na horta

entre pés de laranjeira

entre uvas meio verdes

e desejos já maduros.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia completa.
Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2007.

Tendo em vista os recursos estilísticos da poesia de Carlos Drummond de Andrade, presentes na estrofe apresentada, pode-se afirmar que:

a) há idealização da vida campestre.

b) a poesia é de cunho socialista.

c) usa a repetição como processo rítmico.

d) resgata a retórica parnasiana.

e) retoma o amor idealizado romântico.