Terra

11Leia o texto:

Os vizinhos das terras dos índios afirmam que eles são preguiçosos, cruéis e sujos. Ao chamá-los de preguiçosos, associam a isto a ideia de que os índios não aproveitam bem suas terras, que estas produziriam muito mais se pertencessem aos brancos: tal acusação serve também para justificar os salários baixos que dão aos índios ou, em outras regiões onde há excesso de mão de obra, para recusar-lhes trabalho. Ao chamá-los de cruéis, justificam a crueldade que usam para com eles. Não raro se ouve dizer que o índio deve ser tratado à bala.

Os portadores da mentalidade estatística argumentam que, sendo tão poucos os índios com relação à população brasileira e havendo tão grandes problemas a serem resolvidos no âmbito da população não índia, não se vê por que tanta preocupação com o problema indígena.

MELATTI, Julio C. Índios do Brasil. São Paulo: Edusp, 2007.

As informações contidas no texto foram utilizadas como argumentos por proprietários rurais para contestar a:

a) reforma agrária realizada nos estados das Regiões Nordeste e Norte.

b) regularização das comunidades quilombolas no Maranhão e no Pará.

c) criação de reservas extrativistas na região denominada Terra do Meio.

d) homologação de forma contínua da Reserva Raposa Serra do Sol.

e) implantação das unidades de conservação no estado de Roraima.

12Leia o texto:

O cinquentenário de Brasília, comemorado em abril, parece ser o momento propício para refletir sobre uma dimensão pouco comentada do projeto de implantação da capital brasileira. O que a história nos revela, passada a euforia em torno do triunfo arquitetônico representado pela cidade, é que, embutido no plano de sua construção, havia um objetivo hoje raramente declarado, o da ocupação da Amazônia brasileira. Tal objetivo estava explicado em falas como a do então arcebispo de São Paulo dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota, que durante a missa católica na capital nascente, em 1957, declarou “Brasília é o trampolim para a conquista da Amazônia”.

Carta Capital. Número 593.

Relacionando as informações do texto ao contexto histórico-geográfico, assinale a opção que indica um fator primordial para “Brasília ser o trampolim para a ocupação da Amazônia”.

a) A implantação da Rodovia Transamazônica na
Região Norte

b) O Projeto Grande Carajás na Amazônia Oriental

c) As migrações de sulistas para o Brasil Central

d) A criação da Sudam e da Amazônia Legal em 1966

e) A construção da Rodovia Belém-Brasília