Terra

5Leia o texto abaixo:

O ofício das baianas do acarajé foi declarado patrimônio cultural imaterial do Brasil. O acarajé é um bolinho característico do candomblé. Acarajé é uma palavra composta da língua iorubá: “acará” (bola de fogo) e “jé” (comer), ou seja, “comer bola de fogo”. Sua origem é explicada por um mito sobre a relação de Xangô com suas esposas, Oxum e Iansã. O bolinho se tornou, assim, uma oferenda a esses orixás. Mesmo ao ser vendido num contexto profano, o acarajé ainda é considerado, pelas baianas, como uma comida sagrada. Por isso, a sua receita, embora não seja secreta, não pode ser modificada e deve ser preparada apenas pelos filhos de santo.

Adaptado de As baianas do acarajé. In: Patrimônio – Revista Eletrônica do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Dossiê nº 6, janeiro e fevereiro de 2007.

A respeito do tombamento do ofício das baianas do acarajé, pode-se afirmar que foi feito:

a) para estimular a produção do acarajé em larga escala e sua ampla comercialização em restaurantes e supermercados do Brasil e exterior.

b) para preservar os conhecimentos e as práticas culinárias tradicionais das baianas, os quais se tornaram um dos símbolos da identidade de Salvador.

c) para acabar com o monopólio de grupos do candomblé na preparação e escolha de ingredientes utilizados no bolinho.

d) para preservar as bases religiosas do candomblé, que têm sido cada vez mais desvirtuadas pela criação de novas seitas afro-brasileiras.

e) para proteger tais práticas religiosas e culinárias do desvirtuamento que vêm sofrendo pela atuação das grandes redes de fast-food.

6Leia o trecho da entrevista abaixo:

Não gosto da demonização dos políticos e dos partidos. Foi bom para a democracia o tombo que o PT levou nesse quesito. Acabou com o maniqueísmo de santos e demônios na política. (...) Acho que tantos escândalos são resultado de uma sociedade mais democrática, mais vigilante em relação ao dinheiro público, mais exigente, com imprensa livre, com choque de ideias, com um eleitorado que amadurece a cada pleito.

Bate-papo com Kennedy Alencar, repórter da Folha de S.Paulo. 4 março de 2010.
Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u702347.shtml. Acesso em 29/4/2010.

A partir da leitura do trecho acima, podemos afirmar que:

a) a demonização de partidos e políticos faz parte do amadurecimento político de uma nação.

b) o maniqueísmo político é altamente saudável, pois permite que venham à tona crimes ligados à corrupção.

c) na política há sempre duas posições opostas e inconciliáveis, que representam o bem e o mal necessariamente.

d) argumentos religiosos são prejudiciais aos debates públicos, pois levam à glorificação de uns em detrimento da demonização de outros.

e) a percepção de que inexistem mocinhos e bandidos na política é uma mudança positiva da mentalidade da população.