Terra

41Leia o texto abaixo:

A Canon é uma das principais detentoras de patentes e líder da indústria no setor de sistemas de imagens e soluções profissionais e de consumo. A linha abrangente de produtos da Canon inclui câmeras, videocâmeras, scanners, impressoras, multifuncionais, copiadoras digitais e analógicas (coloridas e P&B), semicondutores e equipamentos óticos e de transmissão. Em 2008, o faturamento mundial da Canon chegou a US$ 45 bilhões. É a terceira empresa em número de patentes anuais nos Estados Unidos. Atualmente, a Canon emprega mais de 115 mil pessoas em todo o mundo.

<https://www.canon.com.br/Noticias.aspx?id=23378&origem=2> Acesso em: 2/6/2010.

A patente é um título de propriedade temporário outorgado pelo Estado, por força de lei, ao inventor ou pessoas cujos direitos derivem do mesmo, para excluir terceiros, sem sua prévia autorização, de atos relativos à matéria protegida, tais como fabricação, comercialização, importação, uso, venda etc. Em função das diferenças existentes entre as patentes, elas poderão se enquadrar como patentes de invenção ou como patentes de modelo de utilidade.

Instituto Nacional de Propriedade Industrial
www.inpi.gov.br

Patentear é a atividade de registrar o direito de uma marca, de um produto ou de um processo produtivo para uma empresa ou indivíduo.

Sobre a questão das patentes, é correto afirmar que:

a) os países ricos são os detentores do maior número de registro de patentes em razão da inexistência de desenvolvimento tecnológico e científico nos países em desenvolvimento do Sul pobre.

b) os países ricos são especializados na exportação de tecnologia, enquanto todos os países pobres são especializados no consumo dessa tecnologia de ponta e no fornecimento – ao mundo rico – de mão de obra altamente qualificada (migração de cérebros).

c) os países pobres não produzem tecnologia e ciência em razão da divisão territorial do trabalho que os definiu apenas como exportadores de produtos agropecuários e minérios sem industrialização, ou seja, in natura.

d) os países ricos são os detentores do maior número de patentes em razão do maior investimento privado (corporações e empresas transnacionais) e estatal em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e na formação de mão de obra altamente qualificada.

e) a maioria dos países pobres não produz tecnologia porque todos os seus cientistas deixam o país nos primeiros anos, após a conclusão do ensino superior ou da pós-graduação.

42Observe no mapa a divisão da Alemanha em zonas de influência após a Segunda Guerra Mundial.

87_hist_fig_01.tif

Considere as seguintes afirmações:

I. França, EUA, Inglaterra e URSS foram as nações aliadas que dividiram a Alemanha em zonas de influência.

II. A capital da Alemanha, Berlim, também foi dividida em quatro zonas de influência entre as potências vencedoras.

III. A divisão é indicativa dos conflitos envolvendo as potências vencedoras, em especial, entre EUA e URSS.

IV. A divisão em zonas de influência foi o ponto de partida para a posterior organização de dois estados alemães, um socialista e outro capitalista.

Estão corretas historicamente as afirmações:

a) I, II e IV.

b) II, III e IV.

c) I, III e IV.

d) III e IV.

e) Todas.