Terra

9Leia o trecho de uma notícia a respeito de São Luiz do Paraitinga, cidade paulista do Vale do Paraíba afetada pelas chuvas em janeiro deste ano:

“A reconstrução de Paraitinga, cujos edifícios datam do período áureo do café no Estado, entre os séculos 18 e 19, deve levar até três anos (...) Não há data ainda para as obras começarem. “Leva tempo. O importante é não deixar as pessoas se abaterem, e mostrar que o trabalho é lento, mas dá resultado”, disse o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida. “No fim, vai ficar tão bonita quanto antes”.

Retratos de uma cidade que tenta, depois da tragédia,
juntar os cacos. In: O Estado de S. Paulo. 9/1/2010.

A cidade de São Luiz do Paraitinga receberá, apenas do governo federal, mais de 10 milhões de reais para sua reconstrução. Esse tipo de ação ocorre por que:

a) os prédios históricos da cidade foram palco das negociações do Convênio de Taubaté, um acordo feito entre o governo inglês e os cafeicultores paulistas.

b) é preciso preservar a riqueza artística da região marcada pela influência barroca e pelas obras de artistas como Aleijadinho.

c) a cidade é o maior polo econômico do Vale do Paraíba e, ainda hoje, o principal centro produtor de café para exportação.

d) o governo federal tem interesse em demonstrar que combate as enchentes e ajuda as pessoas afetadas por elas.

e) o conjunto arquitetônico da cidade é considerado importante patrimônio edificado que preserva a memória relacionada ao ciclo do café na região.

10Leia o seguinte trecho de reportagem:

As agressões e os assassinatos por motivos raciais são cada vez mais frequentes na Rússia. Segundo organizações de direitos humanos, existem cerca de 50 mil neonazistas na Rússia, além de outros milhares de ativistas de agrupamentos nacionalistas que compartilham a ideologia xenófoba. Além dos estrangeiros, os racistas atacam
cidadãos russos de outras etnias, em particular os oriundos das repúblicas do norte do Cáucaso
.

Adaptado de O Estado de S. Paulo. Estudante indiano é assassinado a punhaladas na Rússia, 25 de setembro de 2006.

A respeito do assunto, é possível afirmar que:

a) esses grupos neonazistas parecem ignorar o passado recente de seu país, pois durante a Segunda Guerra milhões de russos morreram combatendo os nazistas.

b) esses grupos neonazistas têm relação com a antiga política de apartheid imposta pela União Soviética (1922-1991) às repúblicas vizinhas.

c) o conceito de “raça ariana” inventado por Hitler incluía os russos, pois eles também possuem pele e olhos claros.

d) a existência de neonazistas na Rússia está relacionada ao Pacto Ribbentrop-Molotov (1939), que uniu russos e alemães na Primeira Guerra.

e) os neonazistas comparam os muçulmanos do Cáucaso aos judeus alemães, já que os islâmicos também têm imensa força política e econômica dentro da Rússia.