Terra

33Observe a imagem:

O período entre as duas Grandes Guerras foi caracterizado por uma polarização política envolvendo grupos nazifascistas e comunistas. No Brasil, a atuação desses grupos tornou-se visível com a criação da AIB (Ação Integralista Brasileira) e da ANL (Aliança Nacional Libertadora), respectivamente.

De acordo com a imagem apresentada, as informações contidas no enunciado e os conhecimentos históricos, assinale a alternativa que corresponde adequadamente a essa polarização política e sua repercussão no Brasil.

a) A Intentona Comunista foi organizada pela ANL, cujo expoente foi Luís Carlos Prestes, e foi bem-sucedida, pois o Estado Novo criado por Getúlio Vargas correspondeu aos anseios dos comunistas.

b) Luís Carlos Prestes conduziu uma insurreição armada no Rio de Janeiro que possuía um caráter fascista, de cunho nacionalista, e ajudou a propagação dos ideais consagrados no Estado Novo instituído por Vargas.

c) Prestes afirmou o movimento tenentista, iniciado com a Revolta do Forte de Copacabana em 1922, com a insurreição armada conhecida por Intentona Comunista, defendendo o voto secreto no país.

d) Organizada pela ANL, a Intentona Comunista foi um levante armado contra o governo Vargas, que acabou por difundir a ideia de uma ameaça comunista no país, servindo de pretexto para o estabelecimento do Estado Novo.

e) A insurreição armada conduzida por Luís Carlos Prestes fez parte do movimento tenentista que defendia uma moralização da política no Brasil e entrava em choque com as oligarquias rurais defensoras do fascismo.

34Observe a imagem abaixo, relativa à Revolução Francesa (1789-1799):

Tendo como referência a imagem e a história da Revolução Francesa de 1789, podemos afirmar que:

a) a Revolução Francesa teve caráter anticlerical e expressou os sentimentos populares contrários à ordem nobiliárquica, defendendo desde o início os ideais republicanos.

b) a imagem representa um momento do processo revolucionário em que houve uma radicalização associada à Proclamação da República e ao comando dos jacobinos.

c) a guilhotina tornou-se um ícone da transformação rápida em que as bases do Estado absolutista foram destruídas em um consenso entre setores populares e clero.

d) os princípios de liberdade, igualdade e fraternidade defendidos pela revolução foram traídos pela radicalização popular e pela incapacidade do absolutismo real em realizar as reformas pretendidas.

e) os revolucionários proclamavam o igualitarismo por meio da destruição dos estamentos que marcavam a sociedade francesa no que eram apoiados pelo clero refratário.