Terra

35Observe e leia a tirinha:

A Revolução Industrial representou mudança significativa em vários aspectos da vida, em especial da organização do mundo do trabalho.

Dentre os aspectos que estão associados ao universo da produção, podemos assinalar:

a) a produção em larga escala, num processo de padronização sem precedentes e com a divisão das tarefas, e a especialização da atividade do operário.

b) a produção em série e a reduzida padronização do processo produtivo, implicando escassa fragmentação das atividades do operário na linha de montagem.

c) a produção com limitações relativas à reduzida tecnologia agregada, o comprometimento da mais-valia e a fragmentação do processo produtivo do operário.

d) a produção de máquinas que utilizam energia elétrica e a pouca padronização do processo produtivo, com a alienação do trabalhador em relação ao objeto de sua atividade.

e) o trabalho marcado pela estabilidade no nível de emprego de mão de obra e a produção em larga escala, em que a especialização da atividade do operário é reduzida.

36Analise o gráfico a seguir, considere seus conhecimentos sobre a geografia das comunicações do Brasil e assinale a alternativa correta.

81_geo_fig_01.eps

Anatel. Relatório anual 2009.

a) A Região Nordeste apresenta em 2007 o maior número de municípios atendidos pelo sistema móvel pessoal (SMP).

b) As Regiões Norte e Sudeste apresentam as menores quantidades de municípios atendidos pelo sistema móvel pessoal (SMP).

c) Em 2009, todas as regiões brasileiras cumpriram a meta de 100% de municípios atendidos pelo sistema móvel pessoal (SMP).

d) A comparação entre Nordeste e Sudeste evidencia a forte desigualdade regional do sistema móvel pessoal (SMP) no Brasil.

e) As Regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul apresentaram queda no número de municípios atendidos pelo sistema móvel pessoal (SMP).