FÓRUM
Os direitos das crianças e dos adolescentes são cumpridos como prevê o Estatuto?

ARTIGO

 » ECA comemora 10 anos

 

O EstatutoAbusosCrimeRecuperação dos JovensTrabalho InfantilEducaçãoEducação

A saúde das crianças e dos adolescentes

O trabalho de anônimos que lutam pela promoção da saúde e prevenção de doenças fez a diferença nesses dez anos de Estatuto da Criança e do Adolescente. São esses médicos, enfermeiros, líderes comunitários, carteiros e voluntários que vêm ajudando no combate à desnutrição, à mortalidade infantil e levantando a discussão sobre questões como aleitamento materno e gravidez precoce.

O Brasil, de 1980 até 1996, conseguiu reduzir as mortes pós-natais de 85,6 para 37,5 mortes por mil nascidos vivos, mas ainda tenta evitar a morte de crianças com até sete dias de vida - metade das ocorrências quando se analisa a taxa de mortalidade de crianças com até um ano.

Mas, se o índice de mortalidade infantil - ainda alto - conseguiu ser reduzido, a taxa de gravidez precoce disparou nos últimos oito anos. De 1982 para cá, enquanto a população cresceu 42,5%, a taxa de gravidez dos 10 aos 19 anos aumentou 391%. Os dados são da Sociedade Brasileira de Pediatria e alertam para um dos problemas mais graves na área de saúde do adolescente: a gravidez precoce.

Leia mais:
» Anônimos lutam por saúde proposta no ECA
» Casos de gravidez precoce aumentaram 391% em 10 anos
» Mortalidade infantil é desafio do Ministério da Saúde
» Ação voluntária reduz mortalidade com orientação
» Tratamento anti-Aids começa no pré-natal

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002, Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade