FÓRUM
Os direitos das crianças e dos adolescentes são cumpridos como prevê o Estatuto?

ARTIGO

 » ECA comemora 10 anos

 

O EstatutoAbusosCrimeRecuperação dos JovensTrabalho InfantilEducaçãoEducação

Os jovens e a criminalidade

O Estatuto da Criança e do Adolescente diz, em suas Disposições Preliminares, que: É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

O cumprimento deste princípio inclui manter a criança e o adolescente dentro da escola e longe da criminalidade. Isto, no entanto, não é o que acontece. Segundo pesquisa, o aumento da taxa de assassinatos desde os anos 80 é explicada, quase em sua totalidade, pela entrada dos adolescentes no crime.

E, ainda segundo esta pesquisa, são as crises econômicas as responsáveis pela entrada dos adolescentes no crime. Adultos, homens e mulheres com mais de vinte anos, mesmo passando por dificuldades econômicas, não costumam entrar para o crime. Mas seus filhos adolescentes, sim. Na maior parte das vezes, não é a polícia, como se pensa, a responsável pela morte dos jovens delinqüentes: são os próprios jovens que se matam.

Um dos avanços do estatuto foi justamente a questão das drogas: deixaram de ser crime e se tornaram questão de saúde pública. Com isso, a erradicação do problema foi facilitada, embora ainda esteja longe da solução, em especial entre os jovens pobres, abandonados ou criminosos.

Leia mais:
 » Crises econômicas empurram adolescentes ao crime
 » Jovens criminosos pobres morrem anônimos
 » Abandono da escola reduz chance de vida honesta
 » Com o Estatuto, drogas viraram assunto de saúde pública

 » Ganhos com o tráfico seduzem os jovens
 » Números mostram relação entre economia e criminalidade
 » Redução da maioridade penal é polêmica

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002, Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade