FÓRUM
Os direitos das crianças e dos adolescentes são cumpridos como prevê o Estatuto?

ARTIGO

 » ECA comemora 10 anos

 

O EstatutoAbusosCrimeRecuperação dos JovensTrabalho InfantilEducaçãoEducação

Violências e abusos contra crianças e adolescentes

A violência contra as crianças e adolescentes pode ser de quatro tipos: negligência, abuso físico, psicológico ou sexual.

Embora existam apenas quatro tipos, as histórias de violência são quase inacreditáveis. Uma fala de um pai, palhaço de festas infantis, que violentava o casal de filhos de 7 e 9 anos quando a mãe saía para trabalhar. Outra é o caso de um padrasto que bateu tanto na enteada de 5 anos que ela foi parar no hospital com fraturas. Motivo: a criança tinha feito, mais uma vez, xixi na cama. A terceira relata o drama de um adolescente que tentou suicidar-se, porque a família o pressionava para arrumar uma namorada.

Até a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, a violência contra menores estava praticamente fora da agenda pública. Hoje, várias entidades lutam para convencer a sociedade de que é preciso denunciar abusos e responsabilizar os culpados e acaba de ser anunciado o primeiro plano nacional de combate à exploração sexual.

Leia mais:
» Agressão e abuso sexual ainda marcam infância
» Menina de 16 anos acusa o pai de violentá-la
» Instituição recebe denúncias de exploração por telefone
» União dará R$ 50 a entidades por criança ajudada
» Uso da internet para pedofilia é tendência perigosa

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002, Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade