PUBLICIDADE

DINO

Seminário discute as Revoluções Russas de 1917

Convidados nacionais e internacionais estarão na FESPSP nos dias 6 e 7 de novembro discutindo o centenário do movimento revolucionário.

1 nov 2017 - 14h19
Compartilhar
Exibir comentários

Em 2017 a Revolução Russa completa 100 anos. O movimento revolucionário resultou no fim de um regime milenar, mas acabou por incentivar a instauração de um regime controverso com consequências que perduram até hoje. Para discutir a importância histórica deste fato, acontece no auditório da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), nos dias 06 e 07 de novembro, o seminário internacional "As Revoluções Russas de 1917".

Foto: DINO

A importância de se discutir o tema para entender as relações políticas e sociais contemporâneas é destacada pela Profa. Dra. Carla Diéguez, uma das organizadoras do evento. "É uma iniciativa importante da FESPSP, para discutirmos as Revoluções Russas de 1917, pensando também no legado que elas nos deixaram para o hoje", destaca. O evento é organizado pela FESPSP, CEDEC (Centro de Estudos de Cultura Contemporânea) e FFLCH-USP (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade de São Paulo), com o apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

"O seminário traz essa visão contemporânea e discute as obras e conceitos de intelectuais nacionais e internacionais que são pesquisadores do tema e podem trazer para nós uma visão interessante sobre o acontecimento e os seus desdobramentos", explicou Carla Diéguez.

Na segunda-feira, 6 de novembro, as atividades começam às 8h30 com a discussão do tema título "As Revoluções Russas de 1917", que contará com a presença de Ruy Fausto (USP), doutor em Filosofia e autor do livro "Caminhos da Esquerda", e de Fernando Haddad (Insper), mestre em Economia e doutor em Filosofia, ex-prefeito de São Paulo.

Tsuyoshi Hasegaw, da Universidade da Califórnia, especialista em história russa e soviética, autor do livro "A Revolução de Fevereiro: Petrogrado, 1917", conversará às 19h sobre "Crime e castigo na Revolução Russa".

No dia 7, às 8h30, Nicolas Werth, especialista em história soviética e diretor do L'Institut d'Histoire du Temps Présent - autor, entre outros estudos, de "A História da União Soviética de Lênin a Stalin" - participará através de uma videoconferência da discussão sobre "Debates e controvérsias sobre as Revoluções Russas de 1917: cem anos depois...", que também contará com a participação da cientista política Profa. Dra. Roseli Coelho, da Escola de Sociologia e Política da FESPSP.

O seminário se encerrará com o debate "A URSS e o Comunismo no Século XX", às 19h no dia 7/11, com a participação de David Priestland, autor de "A Bandeira Vermelha" e professor da Universidade de Oxford, e Cicero Araujo, doutor em Filosofia e docente da USP.

Visite nosso portal: www.fespsp.org.br

SOBRE A FESPSP

FESPSP: 84 anos de Reconhecimento

A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) foi criada em 27 de abril de 1933, por iniciativa de pouco mais de uma centena de figuras eminentes da sociedade paulistana.

Orientada desde o início para o estudo da realidade brasileira e para a formação de quadros técnicos e dirigentes capazes de atuar no processo de modernização da sociedade, a FESPSP mantém o cursos de Sociologia e Política, de Biblioteconomia e Ciência da Informação, de Administração e cursos de Pós-Graduação em áreas de Ciências Sociais e afins.

O seu corpo de pesquisadores e docentes se dedica ao ensino e à pesquisa acadêmica e aplicada, reunindo à atividade de produção do conhecimento a capacidade de intervenção, gestão e planejamento, que tem sido a marca de atuação da instituição nos projetos desenvolvidos para os setores público e privado ao longo dos anos.

Agência FESPSP

Rodrigo Carani

11 31237810

carani@fespsp.org.br

Jorge Tateishi

11 31237800 ramal 844

11 976489494

jorge@fespsp.org.br

Website: http://www.fespsp.org.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade