› Mulher › Seus Direitos
 Capa
 Beleza e Saúde
 Cabelos
 Sua Pele
 Sexo e Namoro
 Gravidez e Filhos
 Moda e Estilo
 Decoração
 Homens
 Testes e Especiais
 Notícias
Boletim por E-mail
Receba toda semana as novidades de Terra Mulher em seu e-mail

Fale conosco

Envie sugestões, críticas e dicas


Seus Direitos
 
Conheça os direitos do empregado doméstico

Seus direitos:
» Empregada(o) doméstica(o)
» As horas extras
» Demissão na gravidez

Outras colunas
» A licença maternidade
» Discriminação no trabalho
» Direitos durante a amamentação
» Conheça Paula Marafeli Mäder

Veja também:
» Contratar ou não uma babá?
» Você exige demais de seus filhos?
» Filhos x Trabalho
» Ele já tem filhos. E agora?
» Tudo sobre casamento
» Entrevista de trabalho
» As armas contra o assédio sexual
» Divórcio. O que fazer nessa hora?

Para entendermos os direitos do empregado doméstico, é essencial conhecermos a definição para esta profissão: "aquele que presta serviços contínuos e de finalidade não lucrativa a pessoa ou a família, no âmbito residencial destas". Ou seja, cozinheira, mordomo, jardineiro, copeira, governanta, arrumadeira, entre outros, fazem parte desta definição.

Antes da Constituição de 1988, o doméstico podia receber menos de um salário mínimo, não tinha direito ao 13º salário, aviso prévio e repouso semanal remunerado. Depois desta data, foram estendidos outros direitos a estes trabalhadores: salário mínimo, irredutibilidade salarial, 13º salário, repouso semanal remunerado, férias anuais mais um terço, licença à gestante, licença-paternidade, aviso prévio e aposentadoria.

Vale lembrar que o empregado doméstico não tem direito a receber horas extras, pois a jornada de 8 horas diárias e 44 semanais não se aplica a esta profissão. Mas ele deve ter uma folga remunerada por semana. Saiba mais sobre este assunto.

Quanto às férias, o trabalhador tem direito a 20 dias úteis por ano. Mas alguns juristas acham que o trabalhador doméstico tem direito a 30 dias corridos como os demais trabalhadores.

Outra coisa que é importante saber é que a empregada doméstica pode ser demitida mesmo quando está grávida, ou seja, não há a estabilidade provisória. Saiba mais sobre o assunto. Mas ela tem o direito de receber o salário-maternidade de 120 dias, pago diretamente pelo INSS.

Outro detalhe importante: o trabalhador doméstico tem o direito de ver registrado o seu contrato de trabalho em sua CTPS. Atenção: O registro em CTPS deve ocorrer no primeiro dia de trabalhado do doméstico, mesmo que se faça um contrato de experiência.

Paula Marafeli Mäder

 Volta | Capa
 

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade