Renato Góes revela batalha contra doença de pele: 'Ficava envergonhado'
Ator, que está no ar como Ivan em 'Vale Tudo', falou sobre a condição em entrevista
Renato Góes, ator e pai, compartilhou sua trajetória de superação emocional e aceitação após o diagnóstico de vitiligo na infância, destacando como adotou uma visão positiva para lidar com desafios e transformar sua vida.
O ator Renato Góes, de 38 anos, que está no ar como Ivan Meireles no remake de Vale Tudo (Globo), revelou nesta terça-feira, 5, que luta contra uma doença de pele desde sua infância: o vitiligo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Conforme o ator, quando tinha por volta de 7 anos seus pais resolveram se divorciar. Aos 12 anos, ainda não tinha digerido o estresse de tudo, a mudança de residência, de escola, entre outros fatores agravantes. Foi nessa idade que descobriu uma mancha em sua coxa esquerda.
Depois de um tempo, a marca continuou a crescer. Em uma ida ao médico, foi diagnosticado com vitiligo. A condição gera a perda de pigmento na pele e, geralmente, é agravada por questões emocionais.
"Foi bem no momento em que voltei a desfilar”, contou o ator em entrevista à GQ Brasil na edição de agosto. “Eu ficava envergonhado. Na escola, ia só de calça. Na praia, de bermuda", complementou ele.
Na juventude e na fase adulta, tinha pesadelos em que a doença deixava marcas em seu corpo e rosto. Era um costume dele acordar e checar o corpo inteiro, analisando se as manchas tinha crescido ou não.
"Até que pensei: ‘Que loucura é essa? Não quero isso para mim’”, contou ele, que levou isso para a terapia. Aos poucos, Renato Góes foi retomando a vida, voltou a usar sunga, short e frequentar as praias de Recife (PE).
“Bruscamente, a mancha diminuiu e hoje é muito pequena", disse. "Quando perco um trabalho, sei que vai vir algo melhor. Isso acontece com tudo. Ao ver o lado bom das coisas, acabei lidando da melhor forma com a vida e fui recompensado por isso. O mais importante disso não é que a mancha encolheu, mas como eu passei a lidar com grandes desafios. Hoje, me sinto preparado para lidar com as coisas da melhor maneira possível.”