PUBLICIDADE

Vamos falar de endometriose e os cuidados com a saúde íntima?

Uma em cada 10 mulheres sofrem de endometriose. O papo do Simplão do Corre desta segunda-feira (23) é sobre isso

23 ago 2022 - 16h09
(atualizado às 16h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Vamos falar de endometriose e os cuidados com a saúde íntima?:

Atualmente, segundo dados da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, uma em cada 10 mulheres (ou pessoas com útero) sofrem de endometriose. Apesar do dado alarmante, muitas vezes, isso passa batido.

Eu perdi a conta de quantas vezes senti cólicas que me impediam de fazer várias coisas e, apesar disso, tive que ultrapassar os meus limites e tentar resolvê-las mesmo assim. A falta de diagnósticos precoces para endometriose faz com que pessoas que menstruam, passem a achar que dores inacreditáveis precisam ser encaradas como normais. 

Falta de cuidado e de um olhar atento à nossa saúde íntima, impacta diretamente na qualidade de vida, no trabalho, nas relações e no funcionamento do nosso corpo. Depois do desabafo feito pela Anitta, eu não pude fugir dessa conversa aqui na nossa conversa de toda segunda.

Lembro perfeitamente da pergunta que uma tia minha sempre fazia para a minha mãe e as outras pessoas que menstruavam e tinham útero no quintal onde eu cresci: "O posto abriu pra fazer o papanicolau, tá com a consulta em dia? Quer marcar?" se referindo ao período em que a Unidade Básica de Saúde do mau bairro iniciava a campanha de cuidado com a saúde íntima. 

O momento de cuidar da saúde, anualmente, nunca passava batido por ali e eu, que era mais nova e estava sempre na correria, vacilei. Aos 25 descobri que também convivo com a endometriose e isso atravessou minha rotina, meus planos e a minha saúde de forma significativa. Então, a conversa hoje é um lembrete que eu mesma precisei fazer para mim, com as referências e experiências da formanda em obstetrícia Rafaella Vieira e a ginecologista e obstetra Mariana Prado. Vamos? 

Fonte: Simplão no Corre
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade