PUBLICIDADE

Confira 5 ilustradoras brabas que estarão na PerifaCon 2023

De diferentes lugares do Brasil, o evento vai receber artistas incríveis no dia 30 de julho, na zona leste de São Paulo

26 jul 2023 - 17h57
(atualizado em 28/7/2023 às 13h13)
Compartilhar
Exibir comentários
PerifaCon traz visibilidade para o trabalho de artistas independentes
PerifaCon traz visibilidade para o trabalho de artistas independentes
Foto: Reprodução/Instagram/jessicargoes

A PerifaCon, primeira convenção nerd das favelas, será no próximo domingo, dia 30 de julho, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, e está prestes a iluminar o cenário geek.

Proporcionando um espaço de representatividade para todos que curtem a cultura pop, o evento contará com a presença de ilustradoras incríveis de diferentes lugares do Brasil. Confira algumas das convidadas:

Raemi

Jassuele Silva, de 22 anos, mais conhecida como Raemi é da comunidade de Barros Filho, zona norte do Rio de Janeiro. Estreante no evento, a PerifaCon se destaca como um espaço genuíno onde ela pode expressar sua identidade de forma autêntica e contribuir para a diversidade do cenário.

“Estou muito ansiosa para poder mostrar minhas artes, porque esse evento é muito importante pra mim. Ganhar reconhecimento sendo PcD [pessoa com deficência], LGBTQIA+ e preta é muito desgastante e difícil”, comenta a artista.

A atmosfera acolhedora e inclusiva da PerifaCon cria um ambiente propício para a formação de novos laços de amizade, onde a troca de experiências e o fortalecimento dos vínculos sociais tornam-se aspectos marcantes. “Meus amigos artistas são todos de São Paulo, então acaba sendo uma chance de poder me reconectar com todos e aprender mais sobre minha área com as palestras e também fazer amizades novas.”

Nos preparativos para o evento, Raemi está a todo vapor produzindo prints, adesivos, bottons e mais itens que estarão disponíveis no dia. Recentemente, Raemi abriu o seu projeto dos sonhos, uma gráfica e papelaria chamada “Estúdio Imoye”.

Mesmo chegando há pouco tempo, o empreendimento já conquistou muitos expositores da PerifaCon, os quais contam com o estúdio para produções que vão estar disponíveis no evento.

“O foco é incentivar os artistas independentes que lutam dia após dia para conquistar o seu espaço no mercado artístico. Pensando nisso, nós fizemos preços bem acessíveis e tudo com muita qualidade”, diz Raemi.

Jéssica Góes

Do Rio de Janeiro, mas atualmente morando em Belo Horizonte (MG), Jéssica está ansiosa para expor seu trabalho na PerifaCon e comenta sobre sua preparação e cuidado com as artes: “Só hoje fui na gráfica buscar material e na papelaria comprar envelope e plástico para proteger os trabalhos”, detalha.  

Com um estilo único e cativante, a artista desperta a atenção e o encantamento de quem aprecia suas obras. Para esta edição da PerifaCon, Jéssica preparou um conjunto de artes que prometem surpreender o público. ”Vou lançar artes novas como fanart da Pequena Sereia e do Aranhaverso, e também terão bottons e adesivos”, revela. 

Além disso, Jéssica vai lançar o seu primeiro livro autoral, chamado “Janis e os Castelos de Areia”, com co-autoria de Rafael Bento. No livro, são apresentadas reflexões sobre o tempo e o verdadeiro valor das imagens, rompendo com a superficialidade das postagens nas redes sociais e revelando sua capacidade de carregar significados mais profundos.

A artista detaca ainda o papel agregador de eventos como a PerifaCon. “Tem um lugarzinho especial só pela proposta que eles trazem de serem acessíveis, ainda mais por não serem fixos, pois eu levo minha arte para novos públicos, principalmente o periférico. É também uma oportunidade de mostrar meu trabalho e conseguir possíveis propostas, aumentar minha rede de contato entre os artistas, trocar uma ideia tanto com o público quanto com os meus colegas da área.”

Flávia Borges

Flávia Borges, também conhecida como Breeze Spacegirl nas redes sociais, tem 26 anos e é de Itaquera, zona leste de São Paulo. Flávia participou da primeira edição da PerifaCon e agora, em sua segunda, promete ser mais especial, pois esse é o primeiro grande evento pós-pandemia que estará comparecendo.

“Como já conheço o evento, minhas expectativas estão bem altas, principalmente por dessa vez ser na zona leste”, comenta. 

Com foco no público infantil e infanto juvenil, Flávia trabalha de forma versátil em diversas áreas como editorial, didático e publicidade, tanto como ilustradora como também quadrinista. Sua arte colorida traz vida a histórias e personagens que encantam crianças e jovens, tornando-a uma referência no universo da ilustração para esse público.

Além de publicações independentes, a artista levará o livro “Manual de Penteados para Crianças Negras”, o qual ilustrou para a Companhia das Letrinhas e que foi lançado em 2021. O livro é um guia destinado a leitores de todas as idades, que oferece uma abordagem abrangente sobre cuidado com cabelos cacheados e crespos.

A representatividade é um tema fundamental na produção de conteúdo atual. Para muitos artistas, a importância de seu trabalho vai além da arte em si, é sobre dar voz às histórias e perspectivas. 

"A importância para mim é conseguir dar visões e representar temas e questões que eu não tive acesso quando criança. De trazer uma linguagem representativa para diversas gerações, sejam elas mais novas, iguais ou mais velhas que a minha”, pontua Flávia.

Paloma Santos

Conhecida também como Partes, Paloma Santos, de 29 anos, é ilustradora e artista visual da zona leste de São Paulo. De volta ao Beco dos Artistas da PerifaCon pela segunda vez, Paloma traz consigo uma jornada artística que teve início em 2015. Na época, ela começou a experimentar e explorar diversas formas de expressão, encontrando no uso da arte uma forma poderosa de resistência, luta e um jeito de retratar pessoas com deficiência.

À medida que o evento se aproxima, a contagem regressiva está a todo vapor, chegando a hora de intensificar os preparativos e se dedicar a cada detalhe para garantir que tudo esteja impecável. “Nesses últimos dias é aquela correria de buscar artes nas gráficas e deixar tudo prontinho para o evento”, conta a artista.

Diante de uma ocasião repleta de expectativas e emoções, a ansiedade é substituída pela determinação de mostrar ao mundo suas criações, seus talentos e a riqueza de suas histórias.

“PerifaCon é uma oportunidade incrível de ocupar esse espaço como artista, com todas as bandeiras que eu levanto. É um dia de muita festa, de estar entre os nossos, de mostrar nosso trabalho pra mais gente e também de conhecer colegas novos”, comenta Paloma.

Raquel Teixeira

Indígena do povo Sateré-Mawé, Raquel Teixeira, de 27 anos, é de Manaus (AM), e trabalha como artista conceitual para jogos em uma empresa local.

Com formação em Design e atuando como ilustradora desde 2017, Raquel traz sua paixão pela arte em diversas áreas, explorando a ilustração editorial, cenários para animação e também contribuindo como colorista de quadrinhos. Ela demonstra sua versatilidade e expertise em cada trabalho que realiza. A jovem, por exemplo, já colaborou como ilustradora 2D para o jogo “Trolls: Remix Rescue”.

Primeira vez na PerifaCon, Raquel compartilha ser uma oportunidade de crescimento de visibilidade. Mesmo diante da incerteza e desafios logísticos, artistas de todos os estados se esforçam para comparecer ao evento, lugar para compartilharem suas obras, se conectarem com o público e outros colegas de profissão.

“Quando passei na seleção fiquei muito feliz, produzi artes e produtos novos pra levar no evento, entre bottons, adesivos, prints, etc. Espero que eu possa conhecer diversos artistas da periferia e me inspirar para produzir mais e mais”, diz.

Quando e onde vai acontecer a PerifaCon 2023?

A convenção nerd das favelas vai acontecer 30 de julho de 2023, das 10h às 22h, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo. O espaço foi escolhido estrategicamente para estar acessível aos moradores das regiões periféricas da cidade.

Como conseguir ingressos?

O evento é gratuito, e os ingressos devem ser retirados através do site oficial da PerifaCon. Acesse e garanta sua presença nessa experiência única.

Fonte: Visão do Corre
Compartilhar
Publicidade
Publicidade