PUBLICIDADE

PerifaCon mostra cultura nerd na zona leste em edição ampliada

Terceira edição da Perifacon em SP terá exposição de quadrinhos, concurso de cosplayers, painéis com grandes marcas e exibição de trecho do filme sobre Claudinho e Buchecha

Compartilhar
Exibir comentários

Com o intuito de descentralizar o acesso à cultura, a maior convenção nerd das favelas do Brasil aconteceu gratuitamente neste domingo, 30, na zona leste de São Paulo. A terceira edição da PerifaCon aconteceu no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes e contou com a participação de grandes marcas como Netflix, Warner Bros, Turma da Mônica e mais.

O evento recebeu milhares de visitantes, e teve sala de games, concurso de cosplayers (fantasias de personagens), bate-papos, exibição de filmes, quadrinhos, painéis e diversos lançamentos. Andreza Delgado, uma das fundadoras, descreveu a feira como um espaço de diálogo entre a produção cultural mainstream (convencional) e underground (alternativa).

PerifaCon 2022 aconteceu naFábrica de Cultura da Brasilândia
PerifaCon 2022 aconteceu naFábrica de Cultura da Brasilândia
Foto: PerifaCon/ Divulgação / Estadão

"Nascemos do desejo coletivo de democratizar o acesso à cultura geek (nerd). Começou como uma feira de quadrinhos, mas ganhou uma escala muito maior, se tornando uma grande convenção, e ocupamos esses espaços das fábricas de cultura. Hoje em dia, nos preocupamos em não ser um evento 100% underground", disse.

"Então a gente tem marcas menores e, ao mesmo tempo, a loja da Laboratório Fantasma que é do Emicida e Fióti, por exemplo. Conseguimos uma parceria muito legal com a SPCine também", conta. A empresa de audiovisual ligada à Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo vai realizar uma mostra de curtas-metragens produzidos por jovens cineastas periféricos.

Além disso, Andreza ressalta a importância da feira não apenas para os expositores periféricos dividirem espaço com grandes marcas da indústria. "Esse evento da periferia é um ambiente importante para fortalecer a produção nacional, é uma união do universo geek, gamer e do que está acontecendo no cinema nacional", afirma.

Um exemplo disso é que Netflix teve um espaço exclusivo para falar sobre Sintonia, série da plataforma que aborda a história de três jovens da periferia de São Paulo. A Globoplay também esteve presente para divulgar o lançamento da série Vicky e a Musa.

Um trecho exclusivo do filme Nosso Sonho: A História De Claudinho e Buchecha foi exibido com presença do protagonista Lucas Penteado, além de um painel de 100 anos da Warner Bros. Studios.

O público presente na edição deste ano ainda conferiu várias atrações musicais, como o show do rapper Rashid, pocket show com as irmãs Tasha e Tracie e mais.

"A cada ano, mostramos a força da periferia quando se trata de cultura. Seguimos construindo pontes e derrubando muros. Estamos trabalhando muito para que a terceira seja uma das maiores. Sabemos da força e dos valores que existem nas favelas de São Paulo", declarou Andreza.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade