PUBLICIDADE

Receita de uma deliciosa panqueca vegana de lentilha

Todo mundo ama panqueca, seja doce ou salgada, mas a novidade é que não precisamos de ovos para fazê-las.

30 jan 2023 - 11h16
(atualizado às 11h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Vegano Periférico

Lentilha, lentilha… posso confessar que antes de me tornar vegano não gostava de lentilha, nem do cheiro, raramente tinha em casa, tinha preconceito e várias vezes dizia que não gostava sem nem experimentar, até descobrir que esse grão é maravilhoso, saboroso e além de nutritivo, é muito proteico e versátil, podendo ser usado para fazer diversos preparos.

Se não for para fazer preparos fáceis e que de certa forma são acessíveis à maioria, nós nem queremos fazer, por isso, as receitas apesar de parecem muito simples, são adaptações para o dia a dia e pensando no cotidiano agitado da maior parte da população.

Para quem tem empregada em casa, quem tem tempo, recurso e condições é fácil acordar e fazer um preparo delicado, longo, que exige técnicas aprimoradas e leva tempo para se preparar. Mas para nós que temos que fazer tudo, o segredo é ir no básico, mas sem perder o brilho na cozinha.

Essa panqueca é bem rápida e pode ser feita sem muito esforço ou conhecimento.

Receita:

INGREDIENTES:

1 xícara de lentilha

1 xícara de água 

Páprica doce a gosto

Salsinha e cebolinha

Sal a gosto

Alho

½ cebola

Suco de 1 limão 

Se liga no modo de preparo:

Deixe a lentilha de molho da noite para o dia, coloque antes de dormir. Ou pode deixar até 15 dias com água dentro da geladeira e fazer quando tiver tempo.

Assim que você estiver com a lentilha demolhada, está pronta para usar, e não precisa cozinhar. 

Coloque a lentilha, a cebola, o alho e todos os temperos com água no liquidificador (coloque meia xícara de água gradualmente, para a massa não ficar muito líquida), e vai batendo. 

Assim que tiver uma massa homogênea, ligue a frigideira e coloque um pouco de óleo para esquentar, e quando o óleo estiver quente coloque uma concha de massa e espere dourar dos dois lados.

Se liga:

Esqueça essa ideia de que o veganismo é difícil, coisa de rico ou um estilo de vida inalcançável. Com práticas simples é possível viver sem contribuir com o sofrimento de milhões de animais. 

Aquela lentilha que vende em saquinhos nos supermercados são caras e realmente não dá para bancar, pelo menos para nós. Então, sempre vamos em uma zona cerealista, armazém e optamos por comprar a granel, sai mais barato e se estiver caro a gente pega a quantidade que cabe no nosso bolso.

Vegano Periférico Leonardo e Eduardo dos Santos são irmãos gêmeos, nascidos e criados na periferia de Campinas, interior de São Paulo. São midiativistas da Vegano Periférico, um movimento e coletivo que começou como uma conta do Instagram em outubro de 2017. Atuam pelos direitos humanos e direitos animais por meio da luta inclusiva e acessível, e nos seus canais de comunicação abordam temas como autonomia alimentar, reforma agrária, justiça social e meio ambiente.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade