PUBLICIDADE

O arroz e feijão são protagonistas em uma alimentação vegana 

Não à toa é que o logo da 'Vegano Periférico' é o arroz com feijão, além de ser o prato mais popular no Brasil, é extremamente nutritivo.

18 nov 2022 - 14h31
(atualizado em 21/11/2022 às 14h02)
Compartilhar
Exibir comentários
O prato mais popular no Brasil é vegano
O prato mais popular no Brasil é vegano
Foto: Vegano Periférico/CanvaPro

É comum associarmos o veganismo a alimentos caros, inacessíveis e muitas vezes desconhecidos, mas a realidade é que o tradicional arroz com feijão cumpre um papel fundamental no fornecimento de nutrientes essenciais, como a proteína, o ferro e os aminoácidos. Ao contrário do que se acredita, ser vegano é muito mais simples do que parece. 

Conversando com um amigo na quebrada que queria evitar alguns produtos de origem animal, percebi que ele estava mais preso na elaboração de um prato sofisticado, cheio de coisas do que na simples montagem de um prato vegano.

Ficamos presos em conteúdos divulgados nas redes sociais, que muitas vezes estão fora do nosso alcance, ainda mais vivendo em uma periferia, e acabamos olhando para uma coisa simples como se fosse impossível.

Poucas vezes paramos para refletir que o córre do cotidiano é desconectado das publicações nas redes sociais, e que não dá para se basear em publicações sobre a vida dos outros. A realidade é bem diferente, e no dia a dia não funciona dessa forma, pois não temos tempo para ficar preparando pratos super elaborados e cheios de frescura. 

Na prática, a dificuldade em cozinhar, assar, grelhar e preparar o próprio alimento muitas vezes se transforma em frustração e uma pá de gente desiste de comer bem e nem cogita uma alimentação sem nada de origem animal.

Por fim, acaba abraçando o que está mais acessível nas prateleiras dos supermercados (já condimentados, processados e prontos para saciar a fome naquele momento), e continua se alimentando de uma forma nociva e prejudicial.

Mostrar pratos coloridos e super elaborados para difundir o veganismo e mostrar a diversidade de alimentos vegetais e a variedade de pratos que conseguimos montar sem nada de origem animal é positivo e necessário, até porque só arroz com feijão não fornece todos os nutrientes que necessitamos.

Porém, é o arroz e o feijão com algum acompanhamento que predomina, e muitas vezes achamos que não é o suficiente, mas essa combinação é fundamental e os grãos e cereais são alimentos indispensáveis em qualquer alimentação, principalmente quando se tira a carne, o leite, os ovos e os derivados.

Não é porque o título está ''O arroz e o feijão são protagonistas em uma alimentação vegana'' que devemos comer apenas arroz com feijão, mas a combinação de arroz com feijão nos fornece dois aminoácidos essenciais, como metionina e lisina. 

O arroz é rico em metionina e cisteína, e é pobre em lisina. Já o feijão é rico em lisina e pobre em metionina e cisteína, portanto é a combinação perfeita, além de deliciosa e popular.

É importante sabermos que ao tirarmos a carne do nosso prato, é o grupo dos feijões que cumpre esse papel, porque além dos aminoácidos, eles são ricos em ferro e proteína e o mesmo vale para o grupo dos cereais.

Pega a visão:

Fomos ensinados que as coisas simples são ruins ou menos importantes, porém, isso não é verdade quando se trata da comida brasileira mais popular. Então, quando pensarmos em veganismo da próxima vez, que venha a simplicidade perfeita do arroz com feijão em nossas mentes.

Vegano Periférico Leonardo e Eduardo dos Santos são irmãos gêmeos, nascidos e criados na periferia de Campinas, interior de São Paulo. São midiativistas da Vegano Periférico, um movimento e coletivo que começou como uma conta do Instagram em outubro de 2017. Atuam pelos direitos humanos e direitos animais por meio da luta inclusiva e acessível, e nos seus canais de comunicação abordam temas como autonomia alimentar, reforma agrária, justiça social e meio ambiente.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade