'Os grandes talentos do nosso país estão nas margens', diz rapper Guxta
Artista da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, vai lançar em 26 de maio seu novo trabalho, o EP "Primeiro Salário", com seis faixas
Natural de Nova Iguaçu (RJ), na Baixada Fluminense, Guxta se prepara para lançar seu EP de estreia chamado “Primeiro Salário”. Sendo o primeiro rapper da Loud -- organização focada em games e esportes eletrônicos --, o jovem artista de 21 anos entrou para a equipe em 2021, trazendo uma mudança significativa para a família.
Desde então, ele tem se destacado na cena musical brasileira, conquistando milhões de reproduções em plataformas de streaming com hits como “Camisa 21” e “Camisa da França”. No decorrer deste ano, Guxta lançou os singles “Ajuda Pai” e “Alguma Fita”.
Agora, com o lançamento de seu EP “Primeiro Salário” previsto para sexta-feira (26), ele está dando um novo passo em sua carreira, com o objetivo de solidificar ainda mais a presença no rap nacional.
O EP fala sobre objetivos, dificuldades e obstáculos que precisam ser enfrentados.“É para toda rapaziada que está no corre. Quem está correndo e não quer parar. Essa é a realidade, não pode parar. Todo mundo que quer vencer na vida, para a rapaziada que está na correria não só da música, porque todo sonho é sonho. A inspiração são as minhas vivências mesmo, tudo que passei. Consegui juntar tudo e extrair as melhores faixas”, diz Guxta, sobre a mensagem que deseja transmitir com o projeto.
Composto por seis faixas inéditas, o rapper destaca a sua favorita, “Haxi”, e relata os desafios que precisou enfrentar para o EP sair.
“Meu maior desafio foi a ansiedade. Pelo fato de estar fazendo muita coisa ao mesmo tempo. Foram na verdade dois anos para esse EP sair, porque já fiz vários projetos, mas nunca me agradava 100%. Esse agradou 100% o meu ouvido e a vibe foi lá em cima."
Vivência na Baixada
Sobre a experiência de crescer na Baixada e seguir carreira na música, o artista relata que não tinha tantas expectativas de vida, não almejava tanto o seu sonho por acreditar que era uma coisa muito distante de sua realidade.
“Minha experiência de crescer na Baixada influenciou em me dar mais garra, força e raça, porque quando você vem de um lugar que não está acostumado a ver pessoas saindo de lá para conquistar algo melhor, você acaba se doando o dobro para alcançar algum lugar, pelo menos eu fui assim.”
Referências musicais
A música sempre esteve presente na vida de Guxta, não só com o rap, mas também com o rock de Legião Urbana, o funk de MC Marcinho, entre outros. No início, seu sonho não era ser músico, e sim MC de batalhas de rimas, suas maiores influências para começar a carreira, se inspirando em artistas como Orochi, MC Estudante e Jhonny.
Como cria da Baixada, Guxta diz que vê muita falta de oportunidade. "Não só eu como Caio Luccas também veio de lá. A gente vê que o que falta é essa oportunidade, porque quando chega, é de lá que sai um Orochi, um Neymar. As grandes mentes, os grandes talentos do nosso país estão nas margens, escondidas, pode ser numa Baixada, no interior, e muitas vezes não são vistas.”
Com a aproximação do lançamento, o carioca se sente preparado para fazer barulho e mostrar o seu potencial. “Como eu tive uma fase muito forte de ansiedade, agora me sinto muito feliz, realizado, por quem está nas faixas, quem produziu. Pude escrever e fiz um feat com o Loth. Então o maior sentimento que tenho é de felicidade. A expectativa é que eu entre de vez no nicho que ainda não estou tão incluído, que é o trap.”
Primeiro Salário
O EP “Primeiro Salário” conta uma história que se reflete tanto no aspecto visual quanto na lista de faixas. A capa do EP representa um paralelo entre a luta diária e o sonho: Guxta é retratado esperando em uma estação de metrô, enquanto é destacado em um outdoor.
O disco começa com a música “Primeiro Salário”, que dá nome ao projeto, e segue com faixas como “Nota Azul”, “Haxi”, “Amnésia” e “Calçada da Fama”, além da música bônus intitulada “Lady’s Day”.
O EP do rapper Guxta será lançado nas plataformas digitais na sexta-feira (26), e no sábado será divulgado o videoclipe oficial da música que dá título ao projeto.