PUBLICIDADE

73% de jovens fora da escola querem concluir educação básica

Trabalho é o principal motivo de afastamento, mas desejo de emprego melhor pode trazer de volta aos estudos

18 mar 2024 - 09h36
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Pesquisa Juventudes Fora da Escola revela que 73% dos jovens que ainda não concluíram os estudos querem voltar aos bancos escolares. Segundo o IBGE, 86% de brasileiras e brasileiros entre 15 e 19 sem ensino médio são negras ou negros. A necessidade de trabalhar impediu esses jovens de concluírem os estudos.
Pesquisador Vitor Pereira no Seminário Internacional de Combate à Evasão Escolar no Ensino Médio
Pesquisador Vitor Pereira no Seminário Internacional de Combate à Evasão Escolar no Ensino Médio
Foto: Antonio Cruz/AB

Segundo a pesquisa Juventudes Fora da Escola, 73% dos jovens que não concluíram a educação básica pretendem terminar os estudos. O levantamento ouviu 1,6 mil pessoas de todos os estados. A situação viola o direito à educação, previsto na Constituição Federal.

O número de jovens entre 15 e 19 anos que não concluiu a educação básica no Brasil passa de 9 milhões, aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Sete, em cada dez, são negras e negros.

A necessidade de trabalhar impediu que não concluíssem os estudos. Na fase qualitativa da pesquisa Juventudes Fora da Escola, que incluiu especialistas, jovens falaram sobre as dificuldades de encontrar trabalho qualificado.

Além da idade adequada para estudar

Entre as dificuldades para concluir os estudos, entrevistados alegaram falta de ajuda para conciliar emprego e escola. Expuseram também a preocupação com o despreparo para ingressar na universidade e encontrar trabalhos com melhor remuneração.

“É alarmante constatar que 86% deles ultrapassaram a faixa etária adequada para frequentar o ensino regular. Para os jovens das camadas mais privilegiadas, é praticamente uma formalidade concluir o ensino médio”, afirma Rosalina Soares, Assessora de Pesquisa e Avaliação da Fundação Roberto Marinho, envolvida na pesquisa Juventudes Fora da Escola.

A maioria dos entrevistados voltaria a estudar se as aulas fossem no período noturno. Mas um terço declarou que, nos locais onde vivem, não há horários compatíveis com sua disponibilidade.

Motivações para retornar à escola

Grande parte dos jovens que saíram da escola pretendem concluir o ensino médio e fazer curso técnico. Segundo a pesquisa, essa motivação evidencia a importância do preparo para o mundo do trabalho.

Entre as principais razões para terminar o ensino médio, jovens apontam a perspectiva de melhora da condição profissional, seja para ter um emprego que pague mais (37%) ou simplesmente encontrar emprego (15%), seguido pelo desejo de cursar uma faculdade (28%).

“Os dados revelam a questão do mundo do trabalho como central na decisão desses jovens que estão fora da escola, seja na tomada de decisão para interromper os estudos, seja para retomá-los”, diz Ana Inoue, superintendente do Itaú Educação e Trabalho, outra instituição que participou da pesquisa Juventudes Fora da Escola.

Razões para não voltar a estudar

Quase um terço de jovens entrevistados declararam que não pretendem concluir o ensino médio. A necessidade de trabalhar (32%), seguida da obrigação de cuidar da família (17%) são os motivos. 

Porém, quase todos concordam que concluir a educação básica ajudaria a ter melhores oportunidades de trabalho.

A pesquisa foi realizada em parceria com o Instituto Datafolha, Conhecimento Social Estratégia e Gestão e a Rede Conhecimento Social.

Fonte: Visão do Corre
Compartilhar
Publicidade
Publicidade