Você usa garrafa d'água reutilizável? Estudo revela que ela pode ter mais bactérias que um vaso sanitário
Entenda os riscos dessas bactérias para a saúde e o que fazer para evitá-las
As garrafas d'água reutilizáveis, principalmente aquelas térmicas que estão em alta agora, são uma unanimidade quando o assunto é hidratação. Além de serem grandes aliadas no aumento da ingestão de água, essas garrafas também ajudam a reduzir o uso de plástico descartável, o que é super importante para o meio ambiente.
Mesmo com tantas vantagens, um estudo feito pela empresa Water Filter Guru trouxe à tona uma descoberta chocante: as garrafas reutilizáveis podem abrigar até 40 mil vezes mais bactérias do que um vaso sanitário.
Para trazer mais clareza sobre esse assunto, o MinhaVida entrevistou Matias Chiarastelli Salomão, infectologista do Fleury Medicina e Saúde, que abordou alguns insights importantes sobre o estudo. Ele também esclareceu se essas bactérias causam algum risco para a saúde e deu dicas de como manter o recipiente sempre limpo. Acompanhe!
Uma garrafa de água reutilizável pode conter milhares de bactérias: mito ou verdade?
É verdade. O médico explica que, sim, as garrafas de água podem conter várias bactérias ao longo do tempo de uso e essa pesquisa realizada em 2022 confirma esse fato. O estudo apontou que é possível encontrar mais bactérias em uma garrafa reutilizável do que numa privada e, apesar de assustador, Matias conta que essa informação faz todo sentido:
...
Veja também
A ciência descobriu que os exercícios físicos beneficiam o órgão mais inesperado do corpo: o cérebro
Esses 8 hábitos podem prolongar sua vida em décadas, segundo estudo
Pouca gente sabe, mas um hábito comum na praia favorece a candidíase no verão