Você boceja durante o treino? A explicação não tem nada a ver com sono
O gesto inesperado durante a atividade física pode revelar como o organismo reage à intensidade da prática
Suor, batimentos acelerados e até a respiração ofegante são reações esperadas durante a prática de exercícios. Mas outro fenômeno, que pode parecer inesperado para muitos, pode surgir durante meio do treino e com mais frequência do que se imagina: o bocejo.
Embora o gesto seja associado ao tédio ou ao sono, o bocejo durante os treinos tem uma explicação bem diferente. Entenda mais!
Saiba mais: 6 dicas para quem está começando a frequentar uma academia
Por que bocejamos durante o treino?
O bocejo pode surgir durante a prática de atividades físicas como uma resposta ao aumento da temperatura cerebral, como explica Sofia Pereira, médica atuante em neuroendocrinologia do Instituto Nutrindo Ideais.
"Uma das teorias mais aceitas é que o bocejo ajuda a resfriar o cérebro, favorecendo o funcionamento neurológico durante o esforço. Durante o exercício, a temperatura corporal e cerebral aumentam, e o bocejo pode funcionar como um "mecanismo de refrigeração", informa.
No entanto, a especialista destaca que transpiração segue sendo o principal mecanismo de regulação térmica do corpo, enquanto o bocejo atua apenas como um recurso adicional.
O bocejo também pode ocorrer por causas como:
...
Veja também
Ansiedade: o que é, como controlar uma crise e 25 sintomas
Sudorese: o que é e tratamentos
Dificuldade para respirar: possíveis causas e o que fazer