Vitória Strada enfrenta drama das enchentes no Sul em filme: 'Me tocou muito'
A atriz e ex-BBB Vitória Strada abriu o coração ao falar sobre o longo que retrata o desastre natural ocorrido em 2024
A TV Globo exibiu na noite desta segunda-feira (19) o telefilme 'Caju, Meu Amigo', que relembra as enchentes que atingiram o Sul do país e os impactos do desastre natural ocorrido em 2024. Apesar de se tratar de uma obra de ficção, a experiência foi marcada por forte carga emocional para a atriz gaúcha Vitória Strada, que interpreta a protagonista da trama.
Segundo a artista, as gravações aconteceram em locações reais, onde ainda era possível observar as marcas deixadas pela maior tragédia ambiental da história do Rio Grande do Sul, incluindo danos permanentes causados pelas enchentes. "Me emociono de lembrar. Na época das enchentes eu tentei me envolver ao máximo, mas havia uma sensação de impotência. Houve um momento em que só doar dinheiro não resolvia. Faltava tudo", disse ela ao site F5.
Na época do desastre, a atriz estava fora da cidade e estava acompanhando de longe o momento difícil que seus familiares e amigos estavam enfrentando. "E para o filme, me tocou muito retornar a Porto Alegre depois de tanto tempo e ver que ainda há marcas de água nas casas e nas paredes. É desesperador e muito triste."
"Meus pais deixaram a cidade quando a chuva começou a se intensificar. Eles foram para uma cidade próxima que não foi tão afetada. Mas minha mãe, com asma e pneumonia, acabou ficando doente e não conseguia um hospital. Foi um momento de muita tensão. Parei minha vida para tentar ajudar. Eu sentia culpa porque nada do que eu fazia parecia ser suficiente", recordou.
Vitória Strada fala sobre personagem
No telefilme 'Caju, Meu Amigo', Vitória Strada interpreta Rafaela, uma jovem que perde o emprego em meio ao cenário de destruição causado pelas enchentes. Durante esse período, ela acolhe um cachorro que acaba mudando sua rotina, mas o animal foge, o que dá início a uma jornada em busca do companheiro. Ao longo da trama, a personagem descobre que o cão tem uma tutora que também o procura após tê-lo perdido durante as chuvas, colocando Rafaela diante de um conflito emocional.
Essa é a primeira vez que a atriz atua ao lado de um cachorro. Para as gravações, ela contou com o acompanhamento de um adestrador, responsável por orientar as cenas e ajudar a criar vínculo entre a artista e o animal, um vira-lata chamado Tofu na vida real. "Ele era muito dócil, o verdadeiro protagonista. Tinha uma cena que pulava no meu colo, mas às vezes estava com temperamento diferente. Lembro que cheguei a passar patê na mão para ele vir. Mas deu tudo certo", detalhou.
Além desse trabalho, Vitória lançará em 2026 o filme 'Covil', que coproduziu ao lado do namorado, o ator Daniel Rocha. A atriz interpreta a personagem Clara, uma mulher mantida em cativeiro em uma casa abandonada por anos. Ela também será a estrela de uma novela vertical.
Ver essa foto no Instagram