PUBLICIDADE
Patrocínio Logo do patrocinador

Projeto verão: veja cuidados para não prejudicar a saúde

Exageros no projeto verão podem levar a lesões musculares, fadiga e até distúrbios alimentares

7 dez 2023 - 15h01
(atualizado às 20h49)
Compartilhar
Exibir comentários

A chegada do calor leva as pessoas a lotarem as academias para iniciar seu "projeto verão" e deixar o shape em dia para a estação. Afinal, quem não quer exibir um corpo mais bonito na praia, não é mesmo? Mas para atingir esse objetivo também é necessário bastante cuidado, viu?

O projeto verão pode trazer riscos para saúde -
O projeto verão pode trazer riscos para saúde -
Foto: Shutterstock / Alto Astral

A busca por um corpo definido, muitas vezes, envolve exageros como dietas restritivas e exercícios físicos em excesso, que podem provocar danos à saúde, explica a médica nutróloga Marcella Garcez, diretora e professora da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia).

"É comum que em períodos próximos ao calor, algumas pessoas queiram acelerar os resultados de emagrecimento, o que pode ser feito com base em exageros que, além de minimizarem os resultados, podem trazer diversos problemas", alerta ela. 

Lesões musculares

Segundo o ortopedista Marcos Cortelazo, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), a prática excessiva de exercícios físicos pode provocar lesões musculares. Elas são causadas pelo rompimento total ou parcial de algum músculo. 

"A lesão muscular é uma lesão que afeta o músculo basicamente através da ruptura ou dano às fibras musculares que o compõem. Ela pode ser causada por diferentes fatores como esforço excessivo, traumas, fadiga, alongamento excessivo, falta de aquecimento e até desidratação", alerta. 

De acordo com o médico, a dor muscular e o estiramento são os tipos de lesões mais comuns. A dor muscular é mais frequente em atividades de repetição ou que exigem força, como musculação e crossfit, por exemplo. "Já lesões, lacerações ou estiramentos, vemos com mais frequência em atividades com futebol, vôlei e basquete, corrida, entre outros", revela. 

Além disso, elas também podem ser resultado de um overtraining, que é a prática intensa de atividade física, sem descanso. A endocrinologista Deborah Beranger explica que isso ainda pode afetar o rendimento e levar a quadros de exaustão, irritabilidade, alterações de humor e até insônia. 

Risco das dietas restritivas

Os exageros do "projeto verão" também pode levar as pessoas a desenvolverem distúrbios alimentares. Na busca por ganhar mais resultados, muitas delas adotam dietas restritivas para emagrecer. Segundo Marcella, a restrição alimentar severa é um caminho perigoso para a saúde. 

"As dietas da moda que incentivam o controle de peso fazem muito sucesso porque prometem resultados rápidos. Essas dietas restritivas podem provocar sérios desequilíbrios no organismo, que vão desde os hormônios responsáveis pela regulação do balanço energético, associados a desordens emocionais e descontrole na ingestão alimentar", pontua. 

De acordo com a especialista, se esses sintomas forem intensos e frequentes, aumenta o risco para o desenvolvimento de transtornos alimentares, como bulimia, anorexia e compulsão alimentar periódica. Por isso, preciso estar atento à alimentação e realizar o acompanhamento de um nutricionista. 

Emagreça com saúde

Os médicos ressaltam que para começar o "projeto verão" e assim conquistar um corpo mais bonito é preciso ter paciência e equilíbrio, realizando exercícios físicos na medida certa e mantendo uma alimentação saudável.

"A reeducação alimentar é um passo importante para perda de peso e para o ganho de músculos, pois leva os indivíduos a mudarem hábitos e mantê-los ao longo da vida", pontua Marcella. 

Além da alimentação, também é importante manter uma rotina de exercícios feita sob orientação de um profissional, para evitar exageros. "Além disso, é necessário respeitar a recuperação e os dias de descanso, mantendo também uma alimentação saudável e equilibrada, sem privação de nutrientes", finaliza Dedorah.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Publicidade