PUBLICIDADE

Mitos e verdades sobre treino no calor: a recuperação é mais lenta?

Esclarecimentos que ajudam na prática do exercício físico seguro

1 mai 2024 - 13h24
(atualizado às 16h59)
Compartilhar
Exibir comentários

Sem dúvidas, o calor é o momento que ajuda muitas pessoas a criarem hábitos saudáveis, não é mesmo? Melhor ainda quando pode treinar longe de teses duvidosas e nesse sentido a ortopedista Dra. Ana Paula Simões nos contou mitos e verdades sobre o treino no calor.

Treino no verão
Treino no verão
Foto: Shutterstock / Sport Life

Mitos verdades sobre o treino no calor

"A pausa para recuperação muscular não é necessária e foi criada por pessoas que não conseguem treinar todos os dias". MITO!

A construção de músculos é fundamental para a saúde e fortalecimento do corpo, mas devem existir cuidados, como garantir uma boa recuperação muscular para evitar lesões relacionadas a carga e repetições.

"Uma alimentação equilibrada é capaz de prevenir lesões nos treinos, uma vez que influencia na saúde dos ossos e músculos". MITO!

A alimentação exerce grande influência, principalmente para a saúde dos ossos e músculos e contribui para um bom desempenho nos exercícios. Sozinha não é capaz de evitar lesões. Também é fundamental o apoio de médicos e especialistas na prática de exercícios para evitar dores.

"Utilização de anti-inflamatório local pós lesão no treino faz com que os benefícios do exercício sejam perdidos". MITO!

Utilizar um anti-inflamatório de ação local na lesão muscular não irá fazer com que você perca todo o desempenho do treino. Em caso de lesões, o anti-inflamatório local irá auxiliar em uma recuperação mais rápida para que você mantenha sua rotina de treinos e hábitos saudáveis sem que a dor muscular seja um obstáculo.

"O histórico de cada pessoa, bem como suas questões sociais e culturais, pode impactar no êxito da atividade física escolhida". VERDADE!

É importante ter o suporte profissional na prática de exercício, visto que o especialista poderá preparar o melhor treino para cada pessoa, levando em conta o histórico do aluno, suas particularidades, questões sociais e culturais.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade