PUBLICIDADE

Corrida no frio: entenda sua importância e os cuidados necessários

No frio, muitas pessoas desistem de fazer corrida ou outros exercícios, porém é muito importante persistir e fugir do sedentarismo

30 abr 2024 - 15h00
Compartilhar
Exibir comentários

Quando o tempo começa a ficar um pouco mais frio, muitas pessoas perdem toda a vontade de fazer exercícios físicos, ainda mais aqueles ao ar livre. Afinal, fica muito mais difícil sair debaixo das cobertas, trocar de roupa e sair de casa para uma corrida, por exemplo, nesse clima, não é mesmo?

Veja cuidados para praticar corrida no frio
Veja cuidados para praticar corrida no frio
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Porém, por mais que seja tentador no momento, deixar o sedentarismo tomar conta da sua rotina não é nada bom, viu? Inclusive, nas épocas mais frias, as atividades físicas ainda têm vantagens a mais, como a aceleração do metabolismo, que ajuda a manter o corpo aquecido.

Isso sem contar que há estudos que sugerem que o hormônio irisina, que ajuda no processo de emagrecimento, é liberado quando há a junção de exercícios físicos e o tempo frio. "Com todo esse gasto calórico extra, podemos dizer que a pessoa emagrece mais no frio", diz a personal trainer Vanessa Furstenberger.

Ou seja, nada de deixar a corrida para lá no frio! O que é preciso é apenas tomar alguns cuidados para fazer o exercício da forma correta, sem sentir tanto desconforto por conta da temperatura e com segurança.

Dicas para corrida no frio

Primeiramente, a personal trainer recomenda fazer um aquecimento geral antes de começar a corrida em si para adaptar a parte cardiopulmonar. "Nada mais do que 10 minutos de corrida leve. Depois, um alongamento breve para que a musculatura possa responder com maior flexibilidade", sugere a especialista.

Segundo Vanessa, também é necessário se atentar às roupas que você vai usar ao fazer exercícios no frio. A indicação, nesse caso, é usar agasalhos que sejam fáceis de tirar quanto a temperatura corporal aumentar, sendo que eles podem ser térmicos ou corta vento se você preferir.

"O importante é iniciar a corrida com agasalhos e ir tirando a roupa aos poucos, mesmo porque após o exercício o corpo esfria muito rápido e você já terá uma blusa para se proteger rapidamente", orienta.

Algumas outras dicas da profissional são:

  • Escolha horários mais quentes durante o dia para correr, como a hora do almoço
  • Beba muita água. No frio, muitas pessoas esquecem disso durante a corrida, por suarem menos e não sentirem sede, entretanto ainda é importante
  • Tenha uma alimentação correta e equilibrada. Ignorar isso pode trazer uma queda na imunidade
  • Trace objetivos e metas para e sentir estimulado a sair para correr

Fonte: SportLife

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade