Vanessa Lopes alerta sobre vício em cigarro eletrônico: 'Pode perder tudo'
A influenciadora revelou que o uso contínuo do aparelho quase a fez perder a voz, além de provocar outros problemas de saúde
A influenciadora Vanessa Lopes usou as redes sociais para alertar sobre o vício em cigarro eletrônico. A jovem contou, em um vídeo publicado no TikTok, que a dependência quase a fez perder a voz e desencadeou uma série de problemas de saúde, como bronquite.
"Tive que reaprender a cantar e falar, e até hoje estou nesse processo. Já se passaram dois anos desde a cirurgia e ainda faço fonoaudiologia e aulas de canto para cicatrizar a corda vocal", disse.
Vanessa Lopes relata experiência com cigarro eletrônico
De acordo com a ex-participante do Big Brother Brasil, o uso constante do aparelho, considerado tão prejudicial quanto o tabaco convencional, resultou na formação de um calo na prega vocal inflamada. A condição, mais conhecida como nódulo vocal, pode dificultar a fala, alterar o paladar e causar dores na laringe ou no pescoço.
Em casos graves, leva à perda frequente da voz e à necessidade de cirurgia para reverter a complicação. Foi o que aconteceu com Vanessa Lopes, que precisou passar pela operação quando o tratamento inicial se mostrou ineficaz. Ademais, em decorrência do vício, a jovem ainda enfrentou quadro de bronquite, pneumonia e agravamento da asma preexistente.
Os impactos à sua saúde, então, a fizeram largar a dependência. Entretanto, segundo a influenciadora, esse processo não foi nada fácil. "A abstinência é bizarra, dói muito. Psicológica e fisicamente. Mas dói mais um dia descobrir que vai viver menos, perder o pulmão ou a voz. Isso é bem mais assustador. Daí veio minha força de vontade", narrou.
Hoje, após ter sentido os efeitos do cigarro eletrônico na pele, Lopes busca conscientizar outros jovens sobre os riscos do aparelho. "Eu tenho uma pergunta: você gosta de falar? De respirar? De viver? Ou gosta mais de fumar vape? Quando pensar que pode perder tudo isso por causa dele, você decide", afirmou.