Veja 10 oásis de natureza no coração das grandes cidades
Na vida estressante das grandes cidade existem espaços que garantem o contato com a natureza e que permitem se desligar do barulho e da poluição. Nas maiores cidades do mundo, parques e jardins funcionam como "oásis" verdes em meio a numerosos prédios de concreto.
Seja em São Paulo, Rio de Janeiro ou Tóquio, locais e turistas praticam esportes, levam suas crianças aos finais de semana ou simplesmente curtem a vida fora da agitação urbana.
Parque Ibirapuera, São Paulo
Dentro de uma cidade imensa e caótica quanto São Paulo, é difícil encontrar áreas verdes e espaços para ter lazer ao ar livre. É por essa razão que o Ibirapuera é tão especial para os paulistanos, que aproveitam o parque para passear, praticar esportes ou correr e andar de bicicleta por suas pistas e ciclovias. Inaugurado em 1954, o Parque Ibirapuera tem três lagos artificiais e museus como o Museu de Arte Moderna de São Paulo e a Oca, pavilhão que recebe eventos como a Bienal de Arte de São Paulo.
Central Park, Nova York
Em meio ao agito de Manhattan, em Nova York, um parque funciona como pulmão e coração da cidade. Trata- se do mítico Central Park, com 4 km de comprimento por 800 metros de largura, com muito espaço aproveitado por turistas e moradores. O parque recebe cerca de 25 milhões de visitantes por ano e conta com lagos artificiais, duas pistas de patinação no gelo durante o inverno, um zoológico e o Museu de História Natural. Durante o verão americano, diversos shows acontecem no Central Park, no marco do Summer Stage.
Jardim Botânico, Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro é uma metrópole que tem a particularidade de conviver de maneira muito especial com a natureza. Cariocas não podem viver sem andar pela orla, correr em volta da Lagoa Rodrigo de Freitas ou passear pelo famoso Jardim Botânico. Com 83 hectares de floresta e 54 hectares de áreas cultivadas, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro tem mais de 40 mil plantas de mais de 6,5 mil espécies diferentes, num espaço único que encanta os habitantes na zona sul da cidade.
Bosques de Palermo, Buenos Aires
Os Bosques de Palermo são um conjunto de parques de 25 hectares no coração de Buenos Aires, beirados pela Avenida del Libertador, com lagos artificiais e muita vegetação. Dentro dos Bosques, parques como o Rosedal, um belo jardim de rosas, e o Jardim Japonês, recebem grande número de "portenhos" aos finais de semana. Os Bosques de Palermo têm também atrações como o Jardim Zoológico de Buenos Aires, o planetário e o Jardim Botânico da cidade.
Jardin du Luxembourg, Paris
Paris não seria a mesma sem seus diversos parques espalhados pela cidade. Mas nenhum deles é tão emblemático da "cidade luz" quanto o Jardin du Luxembourg, que ganha uma vida e um ambiente especial durante os meses de primavera e verão. Após longos meses de inverno, o Jardin du Luxembourg é tomado por pessoas de todas as idades para aproveitar o sol e a beleza do parque de 23 hectares de extensão.
Yoyogi Park, Tóquio
A imensidão de Tóquio, com seus arranha-céus e sua movimentação constante de pessoas, ganha um alívio no Yoyogi Park, um dos maiores parques de Tóquio e do Japão. Construído sobre a antiga pista que recebeu o primeiro voo da história do Japão, o Yoyogi Park é hoje um ponto de encontro dos habitantes de Tóquio. As pessoas frequentam o local para praticar artes marciais, fazer piqueniques, passear de bicicleta e assistir às performances de diversos artistas de rua que se apresentam no local.
Parc Güell, Barcelona
Barcelona é uma cidade que convive com a natureza das montanhas que a rodeiam e do Mar Mediterrâneo, que dá um charme único à capital catalã. Mas existe um canto da cidade muito especial onde a natureza se junta à tradicional arquitetura de Antonio Gaudí. Trata-se do Parc Güell, parte do Patrimônio Mundial da Unesco que mistura elementos arquitetônicos de Gaudí com a beleza das colinas de Barcelona e uma vista incrível sobre a cidade e o Mediterrâneo.
Hyde Park, Londres
A capital inglesa é conhecida pelos seus parques e jardins cuidados de maneira impecável. O Hyde Park, um dos parques reais de Londres, é o maior de um grupo de quatro parques praticamente unidos que inclui os jardins de Kensington. Hyde Park, próximo ao palácio de Buckingham, é um ponto de encontro de locais e turistas, principalmente durante os dias ensolarados do verão europeu.
Parque del Retiro, Madri
Com 118 hectares de extensão, o Parque del Retiro é um dos lugares mais emblemáticos de Madri, capital espanhola. Com origens no século 17, o Retiro tem lagos artificiais, fontes, inúmeros caminhos e estátuas, e muito espaço para receber pessoas em busca de áreas verdes e lugares para praticar esporte e relaxar.
Golden Gate Park, São Francisco
Maior que o Central Park de Nova York, com mais de 4 km², o Golden Gate Park é uma grande área de lazer para os habitantes de San Francisco. O Golden Gate Park começa no coração da cidade, termina frente ao Pacífico e é um lugar ideal para patinar, andar de bicicleta, ou simplesmente passear em meio aos belos jardins; como o Conservatório de Flores e o Jardim do Chá Japonês.