PUBLICIDADE

vc repórter: com corais e piscinas naturais, Itaparica é atração na BA

18 jul 2012 - 16h37
(atualizado às 17h35)
Compartilhar
Exibir comentários

A maior ilha da Baía de Todos os Santos fica isolada da Bahia por vias terrestres, mas vale o "esforço" de pegar uma balsa para ter a chance de apreciar todas as belezas naturais de Itaparica, a cerca de 15 km de Salvador.

Itaparica abriga duas cidades: Vera Cruz e a que leva o famoso nome da ilha
Itaparica abriga duas cidades: Vera Cruz e a que leva o famoso nome da ilha
Foto: Cleide Isabel / vc repórter
 
A ilha abriga duas cidades: Vera Cruz e Itaparica. Mas em ambos os lados é possível aproveitar todas as maravilhas. São sete praias na cidade homônima e outras 16 em Vera Cruz, divididas entre os quase 40 km de extensão. Destes, 15 km das águas do oceano possuem uma cadeia de corais, que formam belíssimas piscinas naturais acessíveis.
 
Falando em águas, a ilha é considerada Estância Hidromineral desde 1937. De barco, é possível passear pelas cidades da Baía de Todos os Santos, visitando diversos pontos turísticos, como a praia da Ponte e a catedral de Nossa Senhora do Carmo.
 
As igrejas, inclusive, são um marco histórico da ilha, com arquitetura antiga, assim como os centros das duas cidades. Dentre as principais, estão a igreja de Nosso Senhor da Vera Cruz, de Nossa Senhora da Penha e de Santo Antônio de Velásquez, na praia de Mar Grande.
 
O ar bucólico de Itaparica é seguido pela população. É comum turistas observarem moradores pescando enquanto aproveitam as barracas nas praias que servem frutos do mar, abastecidas pelos mesmos pescadores. Outro roteiro famoso é a visita às ilhas próximas da principal. Os locais mais procurados são a ilha do Medo, de Matarandiba, Fonte do Tororó, Ponta do Garcez, ponte do Funil e ilha do Amor.
 
Em Vera Cruz, as trilhas pela Mata Atlântica, que passam por mangues e espelhos d'água, são as mais festejadas por quem visita a cidade. Outra opção são os esportes de aventura, como por exemplo o paraquedismo.
 
O município abriga duas áreas de conservação: o Parque Ecológico de Baiacu e a Área de Proteção Ambiental Recife. O passeio segue pelos povoados, que abrigam fontes de água doce na beira das praias.
 
Vera Cruz e Itaparica são candidatas a receber uma seleção que se classificar para a Copa do Mundo de 2014. Para os treinos, a ilha oferece o estádio Vicentão, em Vera Cruz. Já para hospedar os jogadores, o candidato é o Grande Hotel de Itaparica, e a escola de Cidadania, na praia de Mar Grande - ainda em construção. É previsto um campo de futebol para o local.
 
Para chegar à ilha, há apenas duas opções: ou atravessar de balsa via Ferry Boat em Salvador, ou por lanchas, que saem periodicamente da capital baiana.
 
A internauta Cleide Isabel, de São Bernardo do Campo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui
vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade