vc repórter: conheça as obras do pintor gaúcho Iberê Camargo
A capital gaúcha, Porto Alegre, é um dos principais destinos dos turistas no Brasil. Se você está com as malas prontas para viajar ou se mora na cidade, pode aproveitar para conhecer diversos edifícios históricos, teatros, museus e universidades. Para quem aprecia obras de arte, uma boa opção é a Fundação Iberê Camargo, criada em 1995 para preservar a obra do pintor brasileiro.
» Siga o vc repórter no Twitter
» vc repórter: mande fotos e notícias
A instituição organiza uma série de eventos ao longo do ano. Atualmente a exposição em cartaz é Paisagens de Dentro - As últimas pinturas de Iberê Camargo, com curadoria de Icleia Borsa Cattani, que ficará até o dia 5 de setembro na Fundação. As imagens fazem parte do início e do fim da carreira de Iberê.
O pintor nasceu em 1914 em Restinga Seca, interior do Estado. Reconhecido por seus carretéis, ciclistas e idiotas, o gaúcho expôs suas obras em mostras internacionais, como as Bienais de Veneza, Tóquio e Madri. Faleceu aos 79 anos, deixando um acervo com mais de sete mil obras.
A Fundação fica na avenida Padre Cacique, 2.000. O horário de funcionamento é das 12h às 19h de terça a domingo. Com exceção de quinta-feira, que vai até as 21h. Para mais informações, ligue para (51) 3247-8000.
O internauta Wladimir José de Freitas, de Porto Alegre (RS), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.