Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Turismo

vc repórter: Aterro do Flamengo abriga flora preciosa no RJ

28 jan 2010 - 13h00
(atualizado às 14h28)
Compartilhar

Quem passa diariamente a 90 km/h, velocidade máxima permitida na avenida Infante Dom Henrique, não tem tempo de apreciar um dos mais belos espaços de lazer do Rio de Janeiro (RJ). Conhecido popularmente como Aterro do Flamengo, o Parque Brigadeiro Eduardo Gomes oferece aos cariocas o contato com a natureza.

Aterro do Flamengo oferece o contato com a natureza aos cariocas e turistas <a href=" http://vidaeestilo.terra.com.br/turismo/interna/0,,OI4232734-EI14052,00-vc+reporter+Aterro+do+Flamengo+abriga+flora+preciosa+no+RJ.html" class="textolinkbold" target="_blank">» Leia mais</a><br>
Aterro do Flamengo oferece o contato com a natureza aos cariocas e turistas » Leia mais
Foto: José Carlos Pereira de Carvalho / vc repórter

» Veja fotos do parque

» Siga o vc repórter no Twitter

» Siga o Terra no Twitter

» vc repórter: mande fotos e notícias

Com uma área verde de 1,2 milhões m², o local estende-se do aeroporto Santos Dumont, no centro da cidade, até início da praia de Botafogo, na zona sul. À beira-mar, o parque possui uma flora rica, com espécies selecionadas pelo paisagista Roberto Burle Marx. "Entre as muitas palmeiras, uma das mais preciosas é a talipot, da espécie Corypha umbraculifera, que floresce apenas uma vez e morre", conta o carioca José Carlos Pereira de Carvalho.

Quadras polivalentes, campos de futebol, playground, anfiteatro e pistas de skate também ficam a disposição da população. Os visitantes podem visitar ainda o Museu de Arte Moderna, o Monumento das Pracinhas, a Marina da Glória e o Museu Carmem Miranda.

Inaugurado em 12 de outubro de 1965, o parque foi idealizado por Lota Macedo Soares, aluna de Cândido Portinari e cuja família pertencia à elite carioca da época. Além de Burle Marx, o botânico Luiz Emygdio de Mello Filho e os arquitetos Affonso Eduardo Reidy, Sérgio Bernardes e Jorge Moreira também participaram do projeto.

O internauta José Carlos Pereira de Carvalho, do Rio de Janeiro (RJ), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra